+55 (11) 2548-0463   |   cbdv@cbdv.org.br                                                       Acessibilidade:   Alto Contraste    Aumentar Fonte   Diminuir Fonte  

Powerlifting

O Powerlifting é um tipo de levantamento de peso praticado por atletas com classificação oftalmológica B1, B2 e B3, por ambos os sexos, em suas respectivas categorias.

A modalidade não está dentro da grade dos Jogos Paralímpicos e chegou há pouco mais de dez anos no Brasil. Os primeiros atletas a representarem o país em competições internacionais foram os integrantes da equipe que disputaram os III Jogos Mundiais da IBSA, em São Paulo, em 2007.

COMO É PRATICADO

A competição acontece no levantamento da barra no movimento supino. No qual o atleta deita em um banco, retira a barra do apoio após a ordem do árbitro, abaixa até o peito e em seguida levanta até que os braços estejam totalmente estendidos.

São permitidas três tentativas do movimento e o melhor resultado é valido para o final da pontuação da competição. Vence quem conseguir levantar a barra mais pesada proporcionalmente ao seu peso, através do coeficiente.

 

Regulamento 2019    

Jogos Mundiais

OURO: Rosa Maria Brito (São Paulo 2007)

Campeonato Mundial

OURO: Ricardo de Oliveira (EUA 2012)

PRATA: Ricardo de Oliveira (EUA 2012)

Pan-americano

OURO: Ricardo de Oliveira (EUA 2012) e Jonathan Bezerra (EUA 2012)