+55 11 2548-0463 / + 55 11 2548-0414  |   cbdv@cbdv.org.br                                                       Acessibilidade:   Alto Contraste    Aumentar Fonte   Diminuir Fonte  

Área Acadêmica

Descrição: O presente estudo tem por intenção discorrer sobre os sistemas técnicos e táticos do goalball. Trata-se de um esporte paraolímpico, criado em 1946, para pessoas com deficiência visual. Devido ao grande desenvolvimento da modalidade no território nacional, estamos criando situações de estudo da modalidade no âmbito acadêmico, já que pouco se produz sobre o goalball neste universo. Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos revisão de literatura e relatos de experiência enquanto técnicos da modalidade.

 DOWNLOAD

Descrição: Em situação de jogo a percepção auditiva e tátil dos atletas são requisitadas em situações ofensivas e defensivas e apresenta desdobramentos da estruturação da resposta motora o que pode definir o desenvolvimento do jogo. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a percepção auditiva e tátil de atletas de Goalball em situação de jogo. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso descritivo qualitativo com análise de dados por estatística simples na qual foi realizada a filmagem de uma equipe de Goalball, composta por três atletas, em um tempo de jogo de 10 minutos corridos. Os resultados apontaram que existe relação entre a classificação funcional que os atletas apresentam com a seleção da percepção tátil e sonora.

 DOWNLOAD

Descrição: As ferramentas computacionais (softwares) que contém métodos baseados em algoritmos especializados de análise de dados e extração de conhecimento, possibilitam que as informações sejam avaliadas e auxiliam a comissão no processo de tomada de decisão. Assim, esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica de aquisição e análise de dados para avaliação de desempenho específica de atletas de goalball baseado no estudo de caso da equipe brasileira.

 DOWNLOAD

Descrição: Para conseguir los resultados deseados del proyecto se genera este manual de entrenamiento como herramienta de apoyo al nuevo grupo de entrenadores, profesionales de apoyo, atletas, jueces y organizaciones deportivas, puede ser empleado para la masificación de los deportes adaptados para personas con discapacidad, su inclusión social en Suramérica, mejora de la capacidad instalada y fortalecimiento institucional de entidades deportivas.

 DOWNLOAD

Descrição: O Goalball é uma modalidade esportiva coletiva, sem invasão territorial, praticada por pessoas com deficiência visual. O presente estudo verificou a agilidade neuro-motora em atletas da Seleção Brasileira de Goalball por meio do teste de Shuttle Run. Teve características qualitativas e pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 06 atletas com deficiência visual em que foram submetidos ao pré e pós-teste em um período de 40 dias, durante a fase de treinamento da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial da modalidade.

 DOWNLOAD

Descrição: The aim of this study was to compare the muscle power and maximal isometric strength capacities of Olympic and visually impaired Paralympic judo athletes. Twenty-eight elite judo athletes (7 men and 7 women per group) from the permanent Brazilian National Paralympic and Olympic teams took part in this study.

 DOWNLOAD
Descrição: The aim of this study was to describe the variations in power performance of elite Paralympic judo athletes across three consecutive training cycles of preparation for the ParaPan American Games, the World Championship and the Paralympic Games. Eleven Paralympic judokas from the Brazilian National team participated in this study.
 DOWNLOAD