+55 11 2548-0463 / + 55 11 2548-0414  |   cbdv@cbdv.org.br                                                       Acessibilidade:   Alto Contraste    Aumentar Fonte   Diminuir Fonte  

Área Acadêmica

Descrição: O futebol de 5 é uma modalidade esportiva praticada por atletas com deficiência visual e semelhante ao futsal, com regras e características especifícas. A seleção brasileira de futebol de 5 teve sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos, campeonato mais importante da modalidade, em Atenas – 2004 e desde sua estréia manteve-se invicta, até as paralimpíadas Rio de Janeiro – 2016, período que se encerra este trabalho. O objetivo do presente estudo foi descrever o planejamento nutricional e avaliar seu impacto em atletas da seleção brasileira de futebol de 5, durante o ciclo paralímpico, 2013-2016. Foram avaliados, em ambas etapas (t1 e t2), a composição corporal, a ingestão alimentar e o Índice de Qualidade da Dieta (IQD-R), além do questionário de avaliação dos conhecimentos em nutrição, aplicado somente na t2.

 DOWNLOAD

Descrição: A força muscular (FM) dos membros inferiores é um dos principais componentes exigidos para as ações específicas durante a prática do futebol de 5 e, quando apresentam níveis insuficientes, desequilíbrios bilaterais elevados ou acentuada diferença na razão agonista/antagonista (RAA) são fatores que contribuem para o desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas. Objetivo: A proposta deste estudo foi avaliar os níveis de torque máximo, a diferença bilateral na produção de força e a razão convencional das musculaturas flexoras e extensoras do joelho em diferentes velocidades de execução.

 

 DOWNLOAD

Descrição: O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da estruturação e distribuição da carga de treinamento nas variáveis de desempenho motor, em atletas da Seleção Brasileira de Futebol de 5, durante o período de preparação de 36 semanas. A amostra foi composta por 12 atletas do sexo masculino (25,3±4,9anos e 172±0,06cm) que integraram a Seleção Brasileira Paralímpica de Futebol de 5 medalhista de ouro nas Paralímpiadas Rio 2016.

 DOWNLOAD

Descrição: A periodização do treinamento foi importante avanço da ciência do treinamento desportivo no século XX. Umas das características do planejamento prurianual é a execução de um período de transição que une cada temporada. A proposta é o atleta desconstruir o desempenho obtido em uma temporada para reconstruí-lo de forma melhor na temporada seguinte. Entretanto adotar o período transitório frente ao denso calendário esportivo do século XXI é um desafio. Objetivo: Verificar o efeito de um período curto de transição de 15 dias, após sete meses de uma temporada, no desempenho em testes de força, velocidade, potência anaeróbia e capacidade aeróbia em tletas da seleção brasileira de futebol de 5.

 DOWNLOAD

Descrição: Inúmeros fatores contribuem com o sucesso no esporte e a diferença vital pode estar presente na atenção aos detalhes, dentre outros, o da nutrição. A alimentação dos jogadores deve possuir quantidades suficientes para atender a demanda de treinos e jogos, permitir que o jogador evite queda de desempenho e ainda possua menor risco de lesão e maior tempo de exercício até a fadiga. Objetivo: Avaliar a dieta de atletas da seleção brasileira de futebol de 5 por meio do Índice de Qualidade da Dieta - Revisado (IQD-R), no início do ciclo paralímpico Rio - 2016.

 DOWNLOAD

Descrição: A cineantropometria ou medida do movimento humano tem o objetivo dentre outros aspectos avaliar a forma, dimensão, proporção, composição, maturação e o desenvolvimento do corpo na ontogênese humana em relação ao crescimento, ao desporto, à atividade física e à nutrição. Objetivo: Caracterizar o perfil antropométrico e a composição corporal dos jogadores da seleção brasileira de futebol de 5 do ano de 2017 a 2018, devido a importância para a elaboração com segurança e individualidade dos treinos, dieta e principalmente correlacionar com o desempenho físico.

 DOWNLOAD

Descrição: As etapas de organização, planejamento e estruturação do processo de preparação esportiva são fundamentais na execução de qualquer tipo de trabalho, não só em temporadas competitivas, mas em todo o processo de formação do jovem praticante. Nesta direção torna-se importante o entendimento de como preparar o atleta de Futebol de 5 em que se quer destacar a preparação esportiva, entendida como um processo formado por três sistemas: de competição, de treinamento e fatores complementares ou de apoio. Objetivo:  Nesse sentido o presente trabalho busca modelar a modalidade de futebol de 5 quanto a carga externa por meio da distância percorrida e a carga interna por meio da percepção subjetiva de esforço imposta aos atletas, em um torneio internacional.

 DOWNLOAD

Descrição: Particularmente no futebol de 5 ainda são poucas as investigações e discussões ligadas à preparação desportiva (PD). Estudos realizados com em atletas de elite até o presente momento verificaram as alterações cardiorrespiratórias, neuromusculares e de composição corporal pré e pós treinamento, perfil somatotípico e caracterização dos níveis de torque máximo e diferença bilateral de produção de força no isocinético. No entanto, até o presente momento poucos estudos foram desenvolvidos para melhor compreensão das demandas de esforço durante partidas oficiais. Objetivo:  Nesse sentido o presente trabalho busca modelar a modalidade de futebol de 5 quanto a carga interna imposta aos atletas durante o Campeonato Mundial IBSA de Futebol de 5 de 2018.

 DOWNLOAD

Descrição: No calendário 2018, a seleção brasileira de futebol de 5 participou do campeonato mundial no mês de junho, seguido de competições regionais de clubes e teria o campeonato brasileiro de clube meses depois. Entre estas duas últimas competições, a comissão técnica planejou um período de transição. Na tentativa de evitar perda importante do desempenho que ocorreria antes de mais uma competição, o tempo desta transição foi dado em apenas 15 dias, embora o consenso literário indique períodos de até 45 dias. Objetivo: Verificar o efeito de um período curto de transição de 15 dias, após sete meses de uma temporada, no desempenho em testes de força, velocidade, potência anaeróbia e capacidade aeróbia em atletas da seleção brasileira de futebol de 5.

 DOWNLOAD

Descrição: O objetivo deste estudo foi avaliar as características e a prevalência de lesões relacionadas ao esporte em atletas com deficiência visual da equipe brasileira de futebol de 5. Os participantes foram
13 atletas do sexo masculino, todos classificados como classe visual B1, membros da equipe brasileira, que disputaram cinco competições internacionais consecutivas. Os dados foram coletados no formulário do relatório do Comitê Paraolímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Esportes para Cegos.

 DOWNLOAD

Descrição: Estudos anteriores demonstraram que jogadores cegos são mais precisos na identificação da direção do som com menos "front-back confusion" do que indivíduos cegos e que não jogam futebol. No entanto, não se sabe se jogadores cegos são mais rápidos que jogadores de visão e não atletas na identificação da direção do som usando pistas auditivas. Aqui, o presente estudo teve como objetivo investigar os tempos de reação auditiva (TRs) e a precisão da resposta de jogadores cegos durante tarefas auditivas de TR, incluindo a identificação da direção sonora.

 DOWNLOAD

Descrição: O goalball é um esporte criado para pessoas com deficiência visual. Tratando-se do desenvolvimento damodalidade, treinadores esportivos ganham destaque por gerir este processo. O objetivo deste ensaioteórico de cunho descritivo-reflexivo apresentar desafios e possibilidades para o desenvolvimento dogoalball. Na categoria profissional, desafio em dominar tecnicamente o goalball e possibilidade fomentarsua inclusão em cursos de graduação; na interpessoal, desafio gerir relações pessoais entre atletas epossibilidades consequências físicas e sociais da falta da visão e na intrapessoal, desafio resiliência emmanter-se numa modalidade de menor visibilidade e possibilidade desenhar perspectivas para a construçãode uma carreira sólida em longo prazo, com planejamento estratégico.

 DOWNLOAD

Descrição: O Goalball é uma modalidade esportiva coletiva, sem invasão territorial, praticada por pessoas com deficiência visual. O presente estudo verificou a agilidade neuro-motora em atletas da Seleção Brasileira de Goalball por meio do teste de Shuttle Run. Teve características qualitativas e pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 06 atletas com deficiência visual em que foram submetidos ao pré e pós-teste em um período de 40 dias, durante a fase de treinamento da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial da modalidade.

 DOWNLOAD

Descrição: Para conseguir los resultados deseados del proyecto se genera este manual de entrenamiento como herramienta de apoyo al nuevo grupo de entrenadores, profesionales de apoyo, atletas, jueces y organizaciones deportivas, puede ser empleado para la masificación de los deportes adaptados para personas con discapacidad, su inclusión social en Suramérica, mejora de la capacidad instalada y fortalecimiento institucional de entidades deportivas.

 DOWNLOAD

Descrição: As ferramentas computacionais (softwares) que contém métodos baseados em algoritmos especializados de análise de dados e extração de conhecimento, possibilitam que as informações sejam avaliadas e auxiliam a comissão no processo de tomada de decisão. Assim, esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica de aquisição e análise de dados para avaliação de desempenho específica de atletas de goalball baseado no estudo de caso da equipe brasileira.

 DOWNLOAD

Descrição: Em situação de jogo a percepção auditiva e tátil dos atletas são requisitadas em situações ofensivas e defensivas e apresenta desdobramentos da estruturação da resposta motora o que pode definir o desenvolvimento do jogo. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a percepção auditiva e tátil de atletas de Goalball em situação de jogo. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso descritivo qualitativo com análise de dados por estatística simples na qual foi realizada a filmagem de uma equipe de Goalball, composta por três atletas, em um tempo de jogo de 10 minutos corridos. Os resultados apontaram que existe relação entre a classificação funcional que os atletas apresentam com a seleção da percepção tátil e sonora.

 DOWNLOAD

Descrição: O presente estudo tem por intenção discorrer sobre os sistemas técnicos e táticos do goalball. Trata-se de um esporte paraolímpico, criado em 1946, para pessoas com deficiência visual. Devido ao grande desenvolvimento da modalidade no território nacional, estamos criando situações de estudo da modalidade no âmbito acadêmico, já que pouco se produz sobre o goalball neste universo. Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos revisão de literatura e relatos de experiência enquanto técnicos da modalidade.

 DOWNLOAD

Descrição: The aim of this study was to compare the muscle power and maximal isometric strength capacities of Olympic and visually impaired Paralympic judo athletes. Twenty-eight elite judo athletes (7 men and 7 women per group) from the permanent Brazilian National Paralympic and Olympic teams took part in this study.

 DOWNLOAD
Descrição: The aim of this study was to describe the variations in power performance of elite Paralympic judo athletes across three consecutive training cycles of preparation for the ParaPan American Games, the World Championship and the Paralympic Games. Eleven Paralympic judokas from the Brazilian National team participated in this study.
 DOWNLOAD

Descrição: Uma lesão isola o atleta de sua atividade, ou, pelo menos, coloca-o em condições de não poder levar a efeito, com toda sua amplitude, os requerimentos da execução esportiva. Por isso, as lesões esportivas, em qualquer parte do corpo em que ocorram, influirão, sempre, em toda a pessoa do desportista. Assim, compreender e reconhecer as implicações psicológicas das lesões desportivas é muito importante, porque cada lesão apresenta um cenário de ajuste psicológico ao trauma físico. O presente estudo teve como objetivo verificar as implicações psicológicas das lesões esportivas em atletas de Judô Paralímpico com deficiência visual, bem como o processo de reabilitação.

 DOWNLOAD

Descrição: Em 2012 o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) lançou a Agitos Foundation (tratada nesse estudo como Fundação Agitos – FA), com o objetivo de cumprir os objetivos estratégicos de desenvolvimento e educação através do esporte. Após os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, juntamente com o início de um novo ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a FA iniciou seus trabalhos com a implantação de programas de desenvolvimento paradesportivo, incluindo a realização de workshops para capacitação profissional, como treinadores, atletas, classificadores e gestores. Esse estudo tem por objetivo analisar o impacto dos programas implementados pela FA em treinadores do esporte Paralímpico/esporte adaptado no que se refere à dimensão técnica do esporte, à dimensão atitudinal do profissional que inclui reconhecimento/crença sobre a própria competência, e às dimensões sociais e culturais que se refletem em políticas de desenvolvimento na área como em atitudes coletivas das sociedades sobre direitos civis.

 DOWNLOAD

Descrição: O Esporte, direito do cidadão brasileiro, estimula a prática da atividade física regular e traz benefícios físicos, sociais, culturais e econômicos. Para pessoa com deficiência contribui também para que exerça sua cidadania por completo, atuando desde a reabilitação ao alto rendimento. Criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual, o Goalball é uma modalidade coletiva recentemente praticada no Brasil que tem conquistado bons resultados esportivos em eventos internacionais, como bicampeonato Mundial, prata e bronze em Londres 2012 e Rio 2016, respectivamente, com o masculino e o bronze Mundial e quarto lugar no Rio 2016 com o feminino. Sendo a gestão importante para o desenvolvimento do Esporte, o presente estudo visa relatar a gestão da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV, entidade que administra o Goalball no Brasil, desde 2011. 

 DOWNLOAD