+55 11 2548-0463 / + 55 11 2548-0414  |   cbdv@cbdv.org.br                                                       Acessibilidade:   Alto Contraste    Aumentar Fonte   Diminuir Fonte  

IBSA anuncia sede da Copa do Mundo de futebol de 5, em 2023

Birmingham, na Inglaterra, terá um verdadeiro 'combo' de eventos simultâneos dentro dos Jogos Mundiais
#Acessibilidade: foto mostra o troféu e as medalhas do último Mundial de futebol de 5 expostos na mesa dentro da quadra antes da final. Ao fundo, jogadores do Brasil estão encostados na banda observados por torcedores na arquibancada.
18/08/2020

Por Comunicação CBDV
18/08/2020
São Paulo/SP

Por conta das mudanças no calendário esportivo decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) anunciou uma nova programação envolvendo as principais competições de futebol de 5, incluindo a próxima edição da Copa do Mundo, que será disputada em 2023, na cidade inglesa de Birmingham.

O principal torneio da modalidade estará inserido em uma espécie de "combo" de eventos que a cidade promoverá simultaneamente dentro dos tradicionais Jogos Mundiais da IBSA, de 18 a 27 de agosto de 2023. A última edição aconteceu em 2015, em Seul, na Coreia do Sul – uma versão menor com judô e goalball, que serviu de qualificatório para Tóquio, foi disputado em Fort Wayne, nos EUA, no ano passado.

No futebol de 5, além do Mundial masculino, será realizada ainda a segunda edição da Copa do Mundo feminina – a primeira estava prevista para novembro deste ano, em Enugu, na Nigéria, mas foi adiada também por conta do surto de Covid-19. Outro torneio a integrar este combo será o Mundial de futebol B2/B3.

"Esta notícia certamente despertará o interesse dos fãs de futebol em todo o mundo, especialmente na Grã-Bretanha, onde o esporte é extremamente popular. Com vários Campeonatos Mundiais mostrando o melhor que o futebol para deficientes visuais tem a oferecer, os espectadores poderão ficar de perto da ação em Birmingham, além de experimentar outros esportes ao mesmo tempo", disse a presidente da IBSA, Jannie Hammershoi.

Os Jogos Mundiais serão realizados na Universidade de Birmingham. Ao todo, são esperado mais de mil atletas de 70 países em 11 esportes diferentes – incluindo, além do futebol de 5, o goalball e o judô, modalidades também geridas pela Confederação Brasileira de Desportes de Deficientes Visuais (CBDV).

Copa América e Mundial B

A IBSA anunciou também que os torneios continentais de futebol de 5 – Copa América, Campeonato Europeu, Asiático e Africano serão todos realizados em 2022. No ano que vem, a entidade pretende organizar uma competição de seleções para quando a situação da pandemia estiver controlada – mas não detalhou quem participará nem onde será sediada.

Outra novidade no calendário será a criação de uma Série B da Copa do Mundo, em 2023. A ideia é permitir a seleções menos tradicionais lutarem por uma vaga na elite – a campeã dessa Segunda Divisão garantirá lugar já no Mundial daquele ano.

Por fim, haverá duas edições de Grand Prix, em 2021 e 2022, ainda sem sedes definidas. Este último valerá, pela primeira vez na história, uma vaga direta para o Mundial.

#Acessibilidade: Jefinho domina a bola diante da marcação chinesa durante semifinal da Copa de 2018, em Madri

Seleção Brasileira

Com os treinos interrompidos desde o fechamento do CT Paralímpico, em meados de março, a equipe brasileira permanece com trabalhos remotos, monitorados pela comissão técnica de Fábio Vasconcelos.

"Claro que os treinos presenciais fazem falta, a gente sabe que haverá uma perda, mas mediante essa situação... Vamos esperar porque não sabemos nem quando haverá treinamento. Continuamos nas reuniões remotas entre atletas e comissão, monitorando. Digo a eles que quando houver a próxima fase, seja em novembro, dezembro ou janeiro, teremos um parâmetro e o critério vai ser dali para frente. Se houver os Jogos de Tóquio, o Brasil vai forte do mesmo jeito", analisou o treinador.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

renancacioli@cbdv.org.br

+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)