+55 11 2548-0463 / + 55 11 2548-0414  |   cbdv@cbdv.org.br                                                       Acessibilidade:   Alto Contraste    Aumentar Fonte   Diminuir Fonte  

NOVIDADE: CBDV lança primeiro Ranking de Clubes de fut5 e goalball

Listas consideram pontuações obtidas desde 2011, ano de início da gestão das modalidades pela Confederação
#Acessibilidade: card com fundo em azul e amarelo. No centro, uma tabela dividida em quatro colunas (nome da instituição, sigla, cidade/UF e pontuação). Por cima da tabela, os cards específicos do goalball masculino (fundo branco e uma silhueta de jogador em azul e amarelo arremessado a bola com o texto Ranking Goalball Masculino 2021) e goalball feminino (fundo branco e uma silhueta de jogadora em azul e amarelo caída fazendo a defesa com o texto Ranking Goalball Feminino 2021). Acima, o card específico do futebol de 5 (fundo branco e uma silhueta de jogador em azul e amarelo chutando a bola com o texto Ranking Futebol de 5 2021).
12/04/2021

Por Comunicação CBDV
12/04/2021
São Paulo/SP

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) anuncia nesta segunda-feira (12) o lançamento do seu Ranking de Clubes de futebol de 5 e goalball, cujas principais funções serão: nortear a divisão dos grupos para torneios regionais; tornar público o número de equipes praticantes de cada modalidade; possibilitar às mesmas busca por patrocínios; incentivar a disputa; e coibir desistências de participação após o envio das inscrições.

Para a elaboração das listas, foram considerados os resultados e participações nas competições regionais e nacionais (Séries A e B). As Supercopas não contam. Assim, cada participante recebeu de cinco pontos (só pela participação em regionais, por exemplo) a 100 (a máxima pontuação, dada a quem venceu um título de Série A).

Os primeiros rankings ficaram com a seguinte colocação:

FUTEBOL DE 5

Instituto dos Cegos da Bahia (ICB): 1.195 pontos.
Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC): 1.097.
Urece Esporte e Cultura: 718.
Associação Mato-Grossense dos Cegos (AMC): 694.
Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC): 689.

+ CLIQUE AQUI para conferir o ranking completo do fut5.

GOALBALL FEMININO

Associação Mato-Grossense dos Cegos (AMC): 1.015 pontos.
SESI-SP: 965.
Instituto Benjamin Constant (IBC): 840.
Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de São Bernardo do Campo (APADV): 755.
Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN): 620

+ CLIQUE AQUI para conferir o ranking completo do goalball feminino.

GOALBALL MASCULINO

1º Associação Paraibana de Cegos (APACE): 967 pontos.
Urece Esporte e Cultura: 955.
SESI-SP: 740.
União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (UNIACE): 712.
Santos Futebol Clube: 620.

+ CLIQUE AQUI para conferir o ranking completo do goalball masculino.

Esta primeira classificação teve caráter retroativo, ou seja, foram consideradas as pontuações conquistadas desde 2011, quando a CBDV passou a gerir as modalidades. O ranking será atualizado e divulgado duas vezes por ano, sendo a primeira no mês de julho, após o término das competições regionais, e a segunda em dezembro, encerrados os eventos nacionais.

"O Ranking de Clubes é outra ação da Confederação que busca qualificar ainda mais as modalidades do ponto de vista da formação, ou seja, fortalecendo o nome de quem fornece a matéria-prima para as nossas Seleções, que são os clubes", diz Felipe Menescal, gerente técnico e de eventos da CBDV.

Todas as equipes participantes de competições desde 2011 estão ranqueadas. A partir de dezembro de 2022, quem completar cinco ou mais anos sem disputar um evento oficial do calendário estará automaticamente excluído do ranking. Além disso, em caso de alteração de CNPJ do clube, os pontos já obtidos não serão considerados e a pontuação começará do zero.

Para conferir o Regulamento completo sobre a criação do Ranking de Clubes, CLIQUE AQUI.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

renancacioli@cbdv.org.br
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)