+55 11 2548-0463 / + 55 11 2548-0414  |   cbdv@cbdv.org.br                                                       Acessibilidade:   Alto Contraste    Aumentar Fonte   Diminuir Fonte  

IBSA promove eventos de classificação visual para atletas rumo a Tóquio

Dada a lacuna de torneios por conta da pandemia, federação vai visitar continentes; São Paulo terá painel em maio
#Acessibilidade: à direita da foto, o médico Marcelo Machado ajeita a bandagem nos olhos do atleta Maurício Dumbo antes de partida da Seleção de futebol de 5 no Mundial de 2018.
15/03/2021

Por Comunicação CBDV
15/03/2021
São Paulo/SP

Os atletas com deficiência visual já qualificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio ou que ainda buscam garantir vaga poderão se submeter aos testes de classificação visual da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) em eventos que a entidade promoverá nos próximos meses. A cidade de São Paulo será sede de um desses painéis, em maio.

Normalmente, os testes que comprovam se o atleta é B1 (cego total), B2 (tem percepção de vultos) ou B3 (consegue definir imagens) ocorrem paralelamente a alguma competição, até para facilitar o processo.

"A gente recebeu o pedido da IBSA para realizar um desses eventos no Brasil, tendo em vista a quantidade de atletas das Américas para serem classificados antes de Tóquio e a perspectiva de não haver nenhuma competição oficial até lá", explica Felipe Menescal, gerente técnico e de eventos da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

A IBSA informou que outros eventos poderão ser adicionados ao calendário programado caso sujam oportunidades antes da Paralimpíada. Por enquanto, os painéis confirmados foram:

31 de março a 1 de abril: Brisbane (Austrália)
15 a 17 de maio: São Paulo (Brasil)
4 de junho: Lahti (Finlândia)
15 de junho: Walsall (Inglaterra)

Os atletas precisam estar com seus formulários da IBSA (os MDFs) preenchidos e os exame clínicos comprovando a deficiência em dia. Dúvidas podem ser enviadas para: felipemenescal@cbdv.org.br.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

renancacioli@cbdv.org.br
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)