CBDV completa 10 anos de fundação com motivos de sobra para comemorar
Por Comunicação CBDV
6 de Novembro de 2018 - 22h
São Paulo/SP
Há exatos dez anos, no auditório da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), foi fundada a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), entidade criada com o objetivo de gerir o Futebol de 5, Goalball e Judô Paralímpico, modalidades paralímpicas, e o Futebol B2/B3 e Powerlifting, não paralímpicas.
Em sua primeira sede, no Rio de Janeiro, em março de 2011, deu-se os primeiros passos para a reestruturação do movimento paradesportivo de cegos no país, onde foi possível iniciar o trabalho de desenvolvimento das modalidades as quais ficou responsável, através da criação do calendário esportivo, além de assegurar que as seleções brasileiras pudessem se preparar para os eventos internacionais, entre outros propósitos também relevantes.
Situada em São Paulo nos dias de hoje, é possível reconhecer que todo esforço e dedicação foram recompensados com as diversas conquistas ao longo destes 10 anos. Dos mais de 100 eventos realizados, das fases de treinamento promovidas para os atletas da seleção, do fomento das modalidades, das conquistas em Jogos Paralímpicos, Mundiais, Parapan-Americanos, dos milhares de atletas cadastrados, das centenas de entidades filiadas, entre outros motivos que são a garantia de sucesso e tanto orgulham, mostram o quanto é vitoriosa esta Confederação.
“A CBDV tem muito o que comemorar nesses 10 anos. Além de todas as conquistas dentro das quadras e tatames, através das nossas seleções brasileiras, poder proporcionar um calendário esportivo de qualidade às nossas filiadas durante esse período, é motivo de muito orgulho. A CBDV é a maior entidade entre todas as confederações do Brasil filiadas ao Comitê Paralímpico Brasileiro. É uma confederação extremamente organizada e que tem feito esse trabalho de muito sucesso desde sua fundação. E além do âmbito esportivo, trabalhamos bastante na questão da inclusão, junto com o CPB, em diversos contextos na vida dos atletas. Nesses 10 anos, de fato, a CBDV tem conseguido êxito, e quem desfruta dessas glórias são os atletas. Todos têm muito o que comemorar e espero que CBDV continue grande e consiga crescer ainda mais”, comemorou o Presidente José Antônio Ferreira Freire.
Parceiro de primeira hora, ao qual a CBDV tem sempre o apoio em inúmeras frentes e projetos, onde o objetivo de engrandecer ainda mais o paradesporto é o principal motivo, o Comitê Paralímpico Brasileiro tem papel importantíssimo nas glórias conquistadas nestes 10 anos. E o Presidente do CPB, Mizael Conrado, fez questão de parabenizar a CBDV pela data especial.
"Gostaria de felicitar a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais em seu aniversário. São dez anos a serviço do esporte para a pessoa com deficiência visual, com resultados expressivos e uma relação de muito sucesso com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Tive a alegria de representar as cores do Brasil como jogador de Futebol de 5, uma das três modalidades paralímpicas geridas pela entidade, além do Judô e do Goalball, e reconheço a importância que o trabalho desempenhado pela CBDV teve, e continua tendo, não somente nas trajetórias esportivas de seus atletas, mas também no resgate da autoestima do deficiente visual”, parabenizou o Presidente CPB.
Como em muitos outros anos da CBDV, este tem sido especial. Não só pela marca de 10 anos, mas pelas conquistas que as Seleções Brasileiras obtiveram nos principais eventos internacionais. Em junho, o Goalball masculino foi bicampeão mundial e a equipe feminina faturou o inédito bronze. Alguns dias depois, foi a vez da magnífica seleção de Futebol de 5 conquistar pentacampeonato do mundo. O Judô Paralímpico também fez bonito com as 22 medalhas conquistadas ao longo deste ano nas quatro competições que participou.
Legenda: Futebol de 5, tetracampeão paralímpico
Crédito: Márcio Rodrigues/CPB/MPIX
Comunicação CBDV
Tadeu Casqueira
tadeucasqueira@cbdv.org.br