Brasil encanta e goleia a França no Desafio Internacional de Futebol de Cegos
Foto mostra a celebração no gol de Jefinho, que aparece em destaque com a camisa 7 sendo cumprimentado por Ricardinho, enquanto ao fundo o chamador Cesinha espera Nonato se aproximar para levá-lo até a comemoração com os demais companheiros. Fotos: Alessandra Cabral/ CPB.

Brasil encanta e goleia a França no Desafio Internacional de Futebol de Cegos

por Comunicação CBDV publicado 2024/05/05 14:43:25 GMT-3, Última modificação 2024-05-05T14:43:25-03:00
Com transmissão ao vivo na Globo, equipe dá show e mostra força diante dos anfitriões dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

05/05/2024
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira goleou a França por 4 a 0 neste domingo (5), no Desafio Internacional de Futebol de Cegos. O jogo, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi transmitido ao vivo durante o Esporte Espetacular, na Globo, e marcou os 100 dias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que serão celebrados em 20 de maio. Os franceses, anfitriões do megaevento, são os atuais campeões europeus da modalidade. Os gols da partida foram marcados por Nonato (duas vezes), Jefinho e Ricardinho. Clique no vídeo abaixo para conferir os gols na narração de Luis Roberto:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBDV (@cbdvoficial)

 

"Foi maravilhoso sentir o carinho da torcida em nossa casa. Esse acolhimento foi sensacional! Poder fazer um bom jogo e conseguir a vitória foi incrível!", disse o pivô Nonato. O jogo foi disputado na arena multiuso do CT, que recebeu adaptações para o amistoso. O piso de taco de madeira recebeu uma cobertura em grama artificial, superfície mais utilizada nos grandes eventos internacionais. A quadra, com capacidade para cerca de 500 pessoas, ficou lotada de torcedores de todas as idades.


"A sensação de marcar um gol e ouvir o grito da torcida é incrível. Já tivemos a experiência na Paralimpíada do Rio, em 2016, mas depois passamos por uma pandemia, ficamos distantes deles. E fazer o gol e ouvir seu nome, o nome do Brasil, foi emocionante!", descreveu o ala Jefinho. "Hoje foi diferente, a torcida veio em peso. Não que das outras vezes não viesse, mas hoje foi especial. E estamos contentes porque fizemos nosso trabalho muito bem feito. Conseguimos uma vitória boa contra a campeã da Europa. Foi um grande teste para nós", analisou Ricardinho.

 

ALE_7802.jpg
Foto mostra a arquibancada principal da arena multiuso tomada por torcedores, muitos deles crianças que vestem camisetas azuis da Loterias Caixa, patrocinadora oficial da modalidade. Mais ao fundo, outras pessoas do Movimento Verde Amarelo estão com camisetas listradas em verde e amarelo.


Além do trio, o Brasil esteve representado pelos goleiros Luan e Matheus Costa e pelos atletas de linha Cássio, Maicon, Tiago Paraná, Samir, Anael, Jardiel e Jonatan Felipe. Todo esse grupo está reunido em João Pessoa (PB) desde janeiro em regime especial de concentração para os Jogos de Paris. O amistoso deste domingo foi o primeiro teste da equipe treinada por Fábio Vasconcelos que buscará o hexacampeonato na capital francesa – a Seleção Brasileira é a única ganhadora na história desde a inserção da modalidade na grade dos Jogos, em Atenas 2004.


Como foi o jogo


Desde o início, os brasileiros tomaram conta dos espaços em campo e empurraram o conjunto adversário para o seu campo de defesa com uma formação bastante ofensiva: Luan; Tiago Paraná, Jefinho, Ricardinho e Nonato. Aos 6 minutos, pouco após ter desperdiçado um pênalti, Nonato roubou uma bola do camisa 10 Frederic Villeroux, conduziu até o meio da área francesa e chutou no canto. A bola bateu na trave, no goleiro Alessandro Bartolomucci e entrou: 1 a 0. A França abusou das faltas e logo estourou o limite da quinta infração, o que resulta em tiro livre da marca dos oito metros ao oponente. Cássio teve duas chances, mas bateu ambas para fora. A quatro minutos do fim da etapa inicial, Jefinho chutou rasteiro, cruzado e ampliou: 2 a 0.


No segundo tempo, já com Cássio no lugar de Tiago Paraná, que deixou a partida com dores no tornozelo esquerdo, o Brasil passou a revezar mais seus jogadores. Com pouco mais de 2 minutos, Nonato trouxe a bola em diagonal pelo meio dos defensores até ficar na cara do goleiro reserva francês, Benoit Chevreau, para bater forte no canto direito e anotar mais um. Ainda deu tempo de Ricardinho deixar o dele em cobrança de falta, cerca de um minuto depois: 4 a 0.

 

ALE_7295.jpg
Luan, Nonato, Cesinha e Jefinho correm abraçados após mais um gol do Brasil neste domingo.


Este foi o terceiro compromisso recente entre Brasil e França no futebol de cegos. Em agosto do ano passado, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Birmingham, na Inglaterra, os brasileiros venceram por 1 a 0, gol de Nonato. No Grand Prix da IBSA, disputado em São Paulo, em maio, o placar foi de 4 a 1. Na história, o duelo deste domingo foi o 14ª oficial desde 1997, ano da primeira competição oficial organizada pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Agora são 12 vitórias brasileiras, dois empates, 38 gols marcados e cinco sofridos.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo