Acelgo ganha da Uniace e conquista seu primeiro Regional de futebol de cegos
Equipe da Acelgo ergue o troféu do Regional Centro-Norte com vários atletas tocando na taça, sustentada principalmente nas mãos do técnico Fabrício Gomes. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Acelgo ganha da Uniace e conquista seu primeiro Regional de futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2024/05/18 12:49:00 GMT-3, Última modificação 2024-05-18T15:07:22-03:00
Com show de Marco 'Costela', time goiano leva a melhor na decisão sobre donos da casa; AMC, do Mato Grosso, fica com o bronze

18/05/2024
Brasília/DF


Acelgo-GO (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) fez história neste sábado (18) ao conquistar o título do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos pela primeira vez. Sem nunca ter chegado à final até então, a equipe goleou a Uniace-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal), na casa do rival, por 5 a 3, com show do ala Marcos Rogério, conhecido como "Costela", que marcou três vezes. Os outros gols foram marcados por Álvaro e Francisco. Ailton, Victor Silva e Leandro Moreno descontaram a favor dos anfitriões. Mais cedo, a AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos) ficou com a medalha de bronze ao bater o Ismac-MS (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) por 2 a 0. As partidas aconteceram no Ginásio Vera Cruz, dentro do Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF).


A Associação goiana entra para o grupo dos campeões sendo a oitava instituição a erguer o troféu em 12 edições realizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) – a primeira foi em 2011. O maior campeão de todos os tempos é a AMC, com cinco conquistas.

 

177A8701.JPG
Marcos é abraçado pelo goleiro da Acelgo Yuri e pelo chamador Tiago Ribeiro; o trio está caminhando em frente à mesa de arbitragem, onde o árbitro Leandro Lamorata está virando a plaquinha do número 3, referente ao terceiro gol do jogo. Ao lado deles, o chileno Victor Silva está encostado na banda, cabisbaixo.



"Para mim, é uma felicidade muito grande. A gente vem treinado com muitas dificuldades desde o começo do ano, fico feliz em ter conseguido voltar a jogar à altura do futebol de cegos e ajudar minha equipe. Isto só me dá mais motivação para treinar forte e, na Série B, lutar pelo acesso", disse Marcos Rogério, que terminou a competição com seis gols. "Não começamos a competição da forma como esperávamos, mas, ao longo dela, fomos crescendo. É um trabalho muito árduo, a insistência, essa garotada nova que vem chegando, o trabalho de renovação. Foi um trabalho coletivo que fez a equipe crescer e chegar a esse título", completou o técnico Fabrício Gomes


Após campanha irregular na primeira fase, quando se classificou nos critérios de desempate com apenas uma vitória em três duelos, a Acelgo cresceu no mata-mata e despachou a AMC, então favorita, na semifinal. Na decisão deste sábado, a equipe contou com uma atuação de gala de Marcos Rogério, que marcou seus três gols ainda no primeiro tempo. A Uniace ainda perdeu o ala Leandro Moreno por lesão, o que tornou qualquer reação mais complicada – ele ainda voltou na etapa final, mas, visivelmente sem condições físicas. No segundo tempo, Álvaro e Francisco fizeram mais dois gols e levaram o placar a 5 a 1. O técnico Fabrício, então, colocou seus atletas mais novos, Davi e Caio, ambos de 15 anos, nos minutos finais, quando Victor Silva e Leandro Moreno aproveitaram para descontar a favor da Uniace. 

 

177A8594.JPG
Marcos Rogério chuta de perna direita, e a bola está passando entre a trave direita e o corpo do goleiro Igor, da Uniace, no primeiro gol da final. À direita da imagem, o jogador Reginaldo aparece com a cabeça enfaixada com uma bandagem azul.



Mais cedo, a AMC garantiu o bronze na vitória por 2 a 0 sobre o Ismac, com gols de Maxwell e Raynã. Maxwell ganhou o prêmio de Artilheiro da competição, com sete gols. O troféu de Melhor Goleiro parou nas mãos de Matheus Nascimento, do Ismac. Por fim, o Atleta Revelação acabou sendo dado a Álvaro Gonçalves, de 18 anos, da Acelgo. Vale lembrar que este ano vai acontecer a segunda edição dos Jogos Juvenis da CBDV, disputados pelos atletas sub-23 que se destacarem em cada Regional. 

 

Confira como ficou a tabela do Regional Centro-Norte 2024 com todos os resultados:

 

REGIONAL CENTRO-NORTE DE FUTEBOL DE CEGOS 2024
JOGO       GRUPO
Terça-feira, 14 de maio
Jogo 01 AMC 3 X 0 UDEVIMA A
Jogo 02 ISMAC 2 X 1 CFCP A
Jogo 03 ADEF 0 X 1 ADVP B
Jogo 04 UNIACE 2 X 0 ACELGO B
Quarta-feira, 15 de maio
Jogo 05 ADEF 1 X 0 ACELGO B
Jogo 06 UNIACE 2 X 1 ADVP B
Jogo 07 AMC 3 X 0 CFCP A
Jogo 08 ISMAC 1 X 0 UDEVIMA A
Quinta-feira, 16 de maio
Jogo 09 CFCP 2 X 0 UDEVIMA A
Jogo 10 AMC 2 X 1 ISMAC A
Jogo 11 ACELGO 2 X 0 ADVP B
Jogo 12 ADEF 0 X 1 UNIACE B
Sexta-feira, 17 de maio
Jogo 13 AMC 0 X 1 ACELGO Semi 1
Jogo 14 UNIACE 1 X 0 ISMAC Semi 2
Sábado, 18 de maio
Jogo 15 AMC 2 X 0 ISMAC Bronze
Jogo 16 ACELGO 5 X 3 UNIACE Final

 

Sobre a competição


O Regional Centro-Norte 2024 teve início na terça-feira (14) com oito equipes de seis estados – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Este foi o último torneio regional da modalidade no ano, após a CBDV levá-lo a Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, e João Pessoa, na Paraíba. Todos foram qualificatórios para o Campeonato Brasileiro Série B 2024, que agora conhece seus oito participantes: Acelgo-GO e CFCP-PA (rebaixados da Série A no ano passado); Ismac-MS, Unicep-ES, Insep-SP, CFA-PR, Cedemac-MA e Ajece-BA, classificados via regionais.

 

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo