As campeãs voltaram! Sesi bate Cetefe e fatura Brasileiro de goalball
30/09/2022
São Paulo/SP
As mulheres do Sesi São Paulo retomaram a coroa do goalball nacional. Nesta sexta-feira (30), venceram o Cetefe-DF por 5 a 3 na decisão do Campeonato Brasileiro 2022 - Série A, devolvendo a derrota sofrida para as adversárias do Distrito Federal na final do ano passado. Danielle Longhini fez três e Moniza, os outros dois gols do Sesi no jogo, que teve transmissão ao vivo do SporTV 3 e foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Pelo Cetefe, marcaram Jéssica Vitorino (duas vezes) e Kátia. Mais cedo, na disputa pelo bronze, o Instituto Athlon bateu a AMC, do Mato Grosso, na prorrogação: 5 a 4. Foi a primeira medalha das paulistas na elite da modalidade, já que elas fizeram sua estreia nesta edição.
Foi o quinto título do Sesi no torneio feminino. É o maior ganhador disparado, com três conquistas a mais que a Apadv-SP, segunda na lista, desde que a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a administrar a modalidade, em 2011. "A dedicação de cada uma, o reforço nos treinamentos, a defesa, que é o principal do goalball, a paciência de buscar gol a gol, a confiança dentro da quadra. Tudo isso foi importante para conseguirmos reconquistar o título brasileiro", disse Dani Longhini, que terminou a competição com 15 gols – o Troféu de Artilheira ficou com Jéssica Vitorino, que fez 30.
Para dar a volta por cima e desbancar as meninas do Cetefe, o técnico Diego Colletes explicou uma mudança nos treinamentos que, segundo ele, deu resultado em quadra: "A gente colocou elas para treinarem com o time masculino do Sesi. Todos os dias, os meninos aqueciam finalizando o treino delas. Elas ganharam muita confiança com isso, principalmente no sistema defensivo. A gente via um time desequilibrado no ano passado quando sofria o gol. Hoje, sofremos o primeiro gol do jogo na primeira bola e o time seguiu totalmente estável. Essa preparação fez toda a diferença", explicou o treinador.
O Sesi foi representado no campeonato por cinco atletas: além das já citadas Danielle Longhini, Ana Gabriely e Moniza, integravam o elenco Alaine Marques e Ana Beatriz Bernardo.
Na disputa do bronze, o Athlon contou com a sua artilheira Victoria Amorim, que marcou quatro dos cinco gols da vitória sobre a AMC, incluindo o chamado "gol de ouro" que encerrou a prorrogação e decretou o 5 a 4. De volta às quadras após mais de um ano parada, a atleta encerrou sua participação como vice-artilheira, com 22 gols. Geovanna havia anotado o outro da equipe de São José dos Campos. Pelo time do Mato Grosso, todos os gols foram de Carol Duarte, terceira colocada na artilharia, com 21.
Ainda nesta sexta, o torneio masculino conhecerá seus finalistas. Com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Santos-SP e Cetefe-DF jogam às 14h. Em seguida, será a vez de Sesi-SP e IRM-PR.
CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE IMAGENS da competição.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)