CBDV divulga nesta quarta convocação para Jogos Mundiais da IBSA
11/07/2023
São Paulo/SP
A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) vai divulgar nesta quarta-feira (12) a convocação das Seleções Brasileiras de futebol de cegos, goalball feminino e judô paralímpico que representarão o país nos Jogos Mundiais da IBSA, competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos que acontecerá na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, de 18 a 27 de agosto. Além das modalidades já citadas, vão integrar a grade do evento: tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis. São esperados mais de 1.250 atletas de 70 países.
Da Confederação Brasileira, serão 36 atletas e 23 membros de comissões técnicas e estafe. Vale lembrar que o Brasil não poderá disputar o torneio masculino de goalball, entre os dias 20 e 27, pois só puderam se inscrever países ainda sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – os rapazes já estão classificados graças ao título mundial conquistado em dezembro do ano passado. Já as mulheres ainda buscarão a vaga. Apenas as campeãs dos Jogos Mundiais carimbam o passaporte rumo à França.
No caso do futebol de cegos, haverá dentro da programação do evento a disputa da Copa do Mundo, que reunirá 16 seleções: Alemanha, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irã, Itália, Japão, Mali, Marrocos, México, Tailândia e Turquia. A Seleção Brasileira, maior vencedora da história com cinco títulos (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998) e atual tricampeã consecutiva, buscará o hexa. A última conquista foi em Madri, na Espanha. A final da Copa está marcada para 25 de agosto. Os três primeiros colocados garantirão vaga em Paris 2024 – os brasileiros ainda buscam a classificação.
Por fim, os judocas brasileiros chamados terão a oportunidade de brigar entre os dias 23, 24 e 25 por pontos importantes no ranking mundial, principal critério de seleção dos competidores dos Jogos Paralímpicos. O judô é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.
Antes de embarcarem para a Inglaterra, os atletas se concentrarão para uma última Fase de Treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)