Com fuso em adaptação, Seleção de futebol de cegos faz primeiro treino na França
Foto tirada de trás do gol defendido por Matheus Costa durante treinamento em Troyes mostra o pivô Nonato chutando a bola em direção ao gol. O campo fica em um espaço aberto, e o céu está azul. Foto: Alessandra Cabral/ CPB.

Com fuso em adaptação, Seleção de futebol de cegos faz primeiro treino na França

por Comunicação CBDV publicado 2024/08/21 18:04:05 GMT-3, Última modificação 2024-08-21T18:04:05-03:00
Jogadores iniciam em Troyes preparação final antes da estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris, contra a Turquia, no dia 1º

21/08/2024
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de futebol de cegos realizou nesta quarta-feira (21) seu primeiro treinamento em Troyes, na França, cidade localizada a cerca de 160 km de Paris e onde a maioria da delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos fará o seu período de aclimatação. O grupo saiu do Brasil na terça e, ainda durante o voo, já recebeu as primeiras orientações em relação à mudança no fuso para se adaptar o mais rapidamente possível – a França se encontra cinco horas à frente do fuso de Brasília.


"O pessoal sofreu bem pouco com o fuso, só tiveram o cuidado desde o avião com o horário de dormir. Quando eram cinco da tarde, ou seja, onze da noite na França, eles já foram orientados a tentar dormir. Quando chegamos na França, fizemos o contrário, todos foram orientados a não dormir hoje à tarde para o sono da noite ser bem tranquilo. Então, o treino já foi voltado para a nossa programação normal de competição sem precisar fazer muitos ajustes", explica o fisiologista Alexandre Silva, que integra a Equipe Multidisciplinar da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).


A estreia dos pentacampeões paralímpicos e únicos ganhadores desde a inserção da modalidade na grade, em Atenas 2004, será no dia 1º de setembro, contra a Turquia, às 13h30 (de Brasília). Foram convocados dez atletas, entre eles, o ala Jefinho, presente em quatro das cinco conquistas. O experiente jogador de 34 anos falou sobre as primeiras impressões em solo francês.


"Ainda estamos nos adaptando, são cinco horas de diferença, mas a cada dia vamos ajustando a questão do sono. A estrutura aqui em Troyes é muito boa, a cidade nos recebeu muito bem tanto no hotel quanto no centro de treinamento. Esse período de aclimatação será muito importante. A temperatura aqui tem sido bem agradável, mas em Paris, durante os Jogos, a previsão é de que aumente um pouco", diz o jogador.


A equipe brasileira de futebol de cegos permanecerá em Troyes até segunda, quando se dirige até a capital francesa, onde ficará hospedada na Vila Paralímpica. Além dos turcos, a Seleção ainda enfrentará na fase de grupos França e China. Os dois melhores times de cada uma das duas chaves se classificam às semifinais. No outro grupo, estão Argentina, Colômbia, Japão e Marrocos. CLIQUE AQUI para conferir a tabela completa do futebol de cegos.


LEIA MAIS SOBRE PARIS 2024:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo