Disputa interna vira tática para manter Seleção masculina de goalball ligada
Técnico Jônatas está reunido em círculo com quatro atletas, Parazinho, Sharlley, Emerson e Paulinho, durante treino. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Disputa interna vira tática para manter Seleção masculina de goalball ligada

por Comunicação CBDV publicado 2023/02/17 11:14:20 GMT-3, Última modificação 2023-02-17T11:14:20-03:00
Técnico Jônatas Castro aproveita ano 'tranquilo' para testar estratégias na já classificada equipe que disputará os Jogos de Paris 2024

17/02/2023
São Paulo/SP


Já classificada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 graças ao título mundial conquistado em dezembro, em Portugal, a Seleção Brasileira masculina de goalball está reunida em São Paulo nesta semana para a primeira Fase de Treinamentos do ano. Em um grupo tão vitorioso, o segredo do técnico Jônatas Castro para manter elevados os níveis de concentração e motivação é a disputa interna. Em outras palavras, utilizar os encontros da equipe nas fases para tirá-la da zona de conforto. Afinal, quem esteve na conquista do tri mundial pretende permanecer. E quem vem "de fora" faz de tudo para cavar seu espaço.


São dez atletas concentrados no CT Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. O sexteto campeão – Leomon, Parazinho, André Dantas, Emerson, Paulinho e Romário – ganhou a companhia de Alesson, Sharlley, Mizael e Matheus. Os treinos são intensos e a cobrança da comissão técnica é constante. Nenhum detalhe passa despercebido pelo treinador da Seleção. 


"Não podemos deixar que este seja um ano de descanso. Precisamos manter o time focado pensando em competições ainda que nossa motivação não seja mais conseguir a classificação paralímpica. Temos de mostrar a eles que existe uma concorrência real dentro do grupo e eles precisam querer estar entre os seis. E quem estiver entre os seis, ser titular", explica Jônatas.

 

177A5407.JPG
Matheus está na posição de chicote enquanto o pivô Alesson cai com os braços esticados para interceptar a bola.


O principal campeonato do ano para a equipe masculina do Brasil será o Parapan de Santiago, no Chile, em novembro. Além dele, Jônatas terá oito Fases de Treinamento para buscar aprimorar o elenco. "Passamos por um processo de inovação das nossas ações. Com um grupo grande, conseguimos visualizar a versatilidade que temos de mudanças táticas para jogo. Vamos testar estratégias e daí a importância de termos nos classificado logo para Paris, temos uma margem de erro. Se o teste der certo, aplicamos. Se não funcionar, abandonamos e buscamos novas estratégias", conclui o comandante.

 

SAIBA MAIS:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo