Dominante, Brasil vence os EUA no Desafio Internacional de Goalball
Foto tirada de trás do gol do Brasil no momento em que Mizael ergue a bola com o braço direito para o giro do arremesso. Ao fundo, dois atletas dos EUA aparecem embaçados na posição de defesa. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Dominante, Brasil vence os EUA no Desafio Internacional de Goalball

por Comunicação CBDV publicado 2024/05/10 22:55:17 GMT-3, Última modificação 2024-05-10T22:55:17-03:00
Atuais campeões paralímpicos não dão chance a rivais, ampliam vantagem no retrospecto direto e se fortalecem para Paris 2024

10/05/2024
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira masculina venceu os EUA por 11 a 3, nesta sexta (10), no Desafio Internacional de Goalball. O confronto, disputado na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi transmitido ao vivo no SporTV 2 e serviu como preparação das equipes para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – atuais campeões, os brasileiros tentarão o bi na capital francesa. Dominantes especialmente no segundo tempo, os rapazes treinados por Jônatas Castro ampliaram sua vantagem sobre os norte-americanos no retrospecto: agora, em 21 encontros, são 12 vitórias, oito derrotas e um empate.


"É uma construção que viemos fazendo aos longos dos anos. A gente tem muitos atletas talentosos no Brasil e, mesmo assim, alguns vão ficar no filtro para que, na reta final, a gente conte com o melhor sexteto possível. E uma oportunidade como essa não poderia deixar de ser utilizada para testarmos formações, os conceitos de jogo que a gente tem treinado para que possamos ajustar até a Paralimpíada", disse o técnico Jônatas Castro, que assumiu o comando da equipe após os Jogos de Tóquio 2020 e já tem no currículo o título do Campeonato Mundial de Matosinhos 2022, o ouro no Parapan de Santiago 2023 e o título da Nations Cup 2024, competição disputada em Berlim, na Alemanha.


O duelo diante dos norte-americanos faz parte de um intercâmbio entre os dois países, que vêm treinando juntos durante a 4ª Fase de Treinamentos da Seleção masculina, iniciada no último dia 3. O Brasil atuou nesta sexta com seis dos oito atletas convocados: Parazinho, Paulinho, Emerson, André Dantas, Romário e Mizael. Luciano e Leomon Moreno foram poupados.


"Vamos fazer um trabalho muito forte para chegar em Paris e representar o Brasil da melhor maneira possível, que é com um goalball muito defensivo, muito competitivo e, se Deus quiser, defender o título trazendo ele para casa mais uma vez", afirmou Parazinho, autor de três gols na partida. Dantas também fez três, Paulinho marcou dois, Emerson e Mizael anotaram um cada e os EUA ainda fizeram um gol contra. A Seleção iniciou o duelo com Paulinho, Emerson e Mizael, que deu lugar a Romário na etapa inicial, encerrada com empate em 1 a 1. No segundo tempo, Parazinho, Dantas e Emerson começaram e, mais acostumados a jogar juntos do que o trio anterior, deram ritmo e aproveitaram para ir abrindo a vantagem no placar. Paulinho e Mizael ainda entraram antes do tempo acabar com o 11 a 3 a favor dos donos da casa.

 

177A7063.JPG
No pivô, Emerson eleva as pernas do chão na posição de chicote e faz a defesa com o tronco. Ao seu lado, Paulinho também executa a posição defensiva, com o braço esquerdo esticado para cima. Ao fundo, comissão técnica olha o lance. Atletas usam camisa de manga longa amarela com detalhes e números no peito em verde e calça preta.



Depois do encerramento desta fase, no dia 13, a Seleção masculina vai se reunir outras duas vezes antes do embarque a Paris, quando apenas seis atletas poderão ser convocados. Vale lembrar que o Brasil estará representado também pela equipe feminina, que ainda vai disputar entre os dias 24 e 26 de maio a Malmö Cup, tradicional torneio realizado na Suécia que, nesta edição, contará com todas as participantes dos Jogos de Paris: Turquia, Coreia do Sul, Canadá, China, Israel, Japão, Brasil e França.


Na história das Paralimpíadas, o goalball do Brasil soma um ouro (Tóquio 2020), uma prata (Londres 2012) e um bronze (Rio 2016), todas com os homens. As mulheres ainda buscam sua primeira medalha.

 

177A6821.JPG
Equipes do Brasil, à esquerda, e EUA, à direita, estão perfiladas, uma de frente para a outra, no centro da quadra, durante a cerimônia do início da partida.


  • CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS do Desafio Internacional de Goalball 2024.


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo