Goalball brasileiro chega à França e times realizam primeiros treinos em Troyes
Foto tirada de trás de um dos gols da quadra mostra Romário segurando a bola com as duas mãos e a apoiando atrás da cabeça, de modo que apenas uma parte do pescoço aparece na imagem. Do outro lado da quadra, três atletas, cujos rostos não podem ser identificados já que estão desfocados, aguardam sentados em posição de defesa. Fotos: Alessandra Cabral/ CPB.

Goalball brasileiro chega à França e times realizam primeiros treinos em Troyes

por Comunicação CBDV publicado 2024/08/16 17:09:00 GMT-3, Última modificação 2024-08-16T17:13:02-03:00
Aclimatação antecede estreia das equipes feminina e masculina nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, no dia 29

16/08/2024
São Paulo/SP


As Seleções de goalball do Brasil que disputarão os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 aterrissaram no Aeroporto Charles de Gaulle, França, na quinta-feira (15) e, nesta sexta, já realizaram os primeiros treinos no Centro Esportivo de l'Aube, em Troyes, cidade que fica a cerca de 160 km da capital francesa e onde a maioria da delegação brasileira fará o período de aclimatação antes do início da competição, no dia 28. Dos 37 atletas três modalidades da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) a disputar o megaevento, os 12 do goalball foram os primeiros a chegar à Europa.


Atual campeã paralímpica e única tricampeã mundial, a Seleção masculina chegará a Paris com a missão de defender o título conquistado nos Jogos de Tóquio 2020. Jogador remanescente da campanha vitoriosa, Leomon Moreno afirmou que o time está ciente da responsabilidade, mas que, ao mesmo tempo, a pressão não deverá atrapalhar o desempenho em quadra.


"Tentamos tratar este protagonismo da melhor maneira possível, com tranquilidade, para isso não se tornar um fator de risco para gente. Estamos trabalhando em um novo ciclo. O título de Tóquio foi muito importante, mas ficou para trás. Agora, para Paris, nos preparamos para buscar o ouro da mesma forma que fizemos em Tóquio", disse o jogador do Santos-SP, que fará 31 anos no próximo dia 21 e que perdeu a visão quando ainda era um bebê, por conta de uma retinose pigmentar. Além de Leomon, também foram campeões, há três anos, Parazinho, Romário e Emerson. Paulinho e André Dantas, os outros dois convocados para os Jogos, são estreantes em Paralimpíadas.


Mulheres treinam de olho em medalha inédita


A equipe feminina busca uma medalha inédita nos Jogos Paralímpicos. Na última edição, o time ficou na quarta colocação, ao perder a disputa do bronze para o Japão. Para Paris, a Seleção, que está na competição via convite da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), contará mais uma vez com a experiência da pivô Gaby, presente no grupo que foi a Tóquio. Ela destacou que a equipe está pronta para o desafio, que começa no dia 29, na estreia diante da Turquia, atual campeã paralímpica. "Vamos jogar de igual para igual contra qualquer time. A gente admira as turcas, mas também temos as nossas qualidades. Temos feito grandes confrontos contra elas", analisou a jogadora, que completou 34 anos na última quinta-feira.


CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS MODALIDADES DA CBDV NA PARALIMPÍADA.

 

Treino-Goalball-Fem-AC_1.jpg
Ajoelhada na posição de pivô, Gaby aguarda pelo desfecho do arremesso de Kátia, que está ao seu lado direito e realiza o giro com a bola na mão antes de arremessá-la.

 

As demais delegações da CBDV viajarão na semana que vem. Os dez atletas do time de futebol de cegos chegam ao CT neste sábado e embarcam para a França na segunda-feira (19). Já os 15 judocas da Seleção se apresentam em São Paulo na terça e viajam na quinta (22). O futebol estreia na Paralimpíada no dia 1º de setembro, contra a Turquia. Já a programação do judô está distribuída ao longo dos dias 5, 6 e 7.


Somadas as convocações das três modalidades da CBDV, são 37 atletas e 25 membros de comissão técnica, totalizando 62 pessoas, a maior delegação da Confederação na história. Ao todo, o Brasil estará representado na França por 280 atletas, a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020.


*(Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro).

 

LEIA MAIS SOBRE PARIS 2024:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo