Goalball do Brasil faz últimos ajustes antes do embarque a Paris
Gaby se agacha em direção à bola azul, que está um pouco à sua frente no chão da quadra; ao fundo, Kátia aguarda na ala direita. Foto: Alessandra Cabral/ CPB.

Goalball do Brasil faz últimos ajustes antes do embarque a Paris

por Comunicação CBDV publicado 2024/07/31 10:52:00 GMT-3, Última modificação 2024-07-31T10:53:35-03:00
Seleções feminina e masculina estão concentradas no CT Paralímpico, em São Paulo; grupo viaja à França em 14 de agosto

31/07/2024
São Paulo/SP


As Seleções de goalball do Brasil estão concentradas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde segunda-feira (29), para a última Fase de Treinamentos antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que serão realizados de 28 de agosto a 8 de setembro. O grupo permanecerá reunido na capital paulista até domingo. A apresentação final para o embarque está marcada para o dia 12 e a viagem a Troyes, onde a delegação fará sua aclimatação para a maior competição do planeta, no dia 14.


Atual campeão na categoria masculina, o Brasil inicia a defesa do título no dia 29 de agosto, às 12h30 (de Brasília), contra a anfitriã França. Já a Seleção Brasileira feminina, que tentará sua primeira medalha em Paralimpíadas, estreia no mesmo dia, mas um pouco mais cedo: às 5h30, diante da Turquia, atual bicampeã paralímpica e campeão mundial.


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A TABELA COMPLETA DO GOALBALL NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS 2024.


Para a Seleção feminina, os treinamentos no CT terão como principal objetivo preparar as atletas para as partidas da fase de grupos dos Jogos. Além das turcas, as brasileiras enfrentarão Israel e China. "Fizemos estudos sobre as seleções que vamos enfrentar para que nossa proposta de treinamento seja toda voltada para os desafios que teremos ao jogar contra elas. Por exemplo, a ala esquerda da Turquia tem uma atleta muito forte. Vimos que ela tem uma bola muito perigosa saindo da esquerda e chegando entre a ala e a pivô. Quando flutua [arremessa do lado oposto ao qual estava posicionada], joga uma bola muito forte na paralela. São características próprias dela que sabemos que vão aparecer bastante no jogo. Fazemos análises como essa e treinamos situações defensivas específicas para cada partida”, explicou o treinador, Alessandro Tosim.


Em maio, a Seleção feminina obteve a medalha de prata da Malmo Cup na Suécia, competição que contou com a maioria das equipes que estará nos Jogos. A equipe terminou na quarta colocação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 


Já o time masculino chega a Paris com o objetivo de defender o título conquistado no Japão na última edição do megaevento. O técnico da equipe, Jônatas Castro, campeão mundial em 2022 à frente da Seleção, afirmou que a hora é de realizar os últimos ajustes. "Nesta reta final, vamos priorizar as questões táticas e as ideias de jogo que pretendemos desenvolver. É mais uma questão de aperfeiçoar o conceito que foi estabelecido nas últimas fases de treinamento. Queremos qualificá-lo ainda mais", disse. Ao longo da semana, a equipe irá realizar amistosos contra três times: Instituto Athlon e Santos, de São Paulo, e IRM, do Paraná, que acabou de ser campeão do Regional Sul.

 

53797357592_3b602d3be5_c.jpg
Jônatas gesticula com o braço direito estendido à frente do corpo, ao lado de seu auxiliar, Fábio Brandolin. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


Somadas as convocações das três modalidades da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), serão 37 atletas e 25 membros de comissão técnica, totalizando 62 pessoas, a maior delegação da CBDV na história. Na última edição, em Tóquio, foram 30 atletas convocados – o Brasil acabou conseguindo posteriormente mais uma vaga para o judô via convite.


Ao todo, a delegação brasileira vai contar com 254 atletas com deficiência em 20 das 22 modalidades, além de 17 atletas-guia (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha e um timoneiro do remo, totalizando 277 competidores no megaevento. Esta será a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.


*(Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro)

LEIA MAIS SOBRE PARIS 2024:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo