Agafuc, Apace e Escema largam na frente no Brasileiro de fut5
Por Comunicação CBDV
25/10/2021
São Paulo/SP
O Campeonato Brasileiro - Série A 2021 de futebol de 5 começou nesta segunda-feira (25), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com seis jogos bastante equilibrados. Tanto que os três vencedores do dia ganharam pelo placar mínimo. Apesar da pouca quantidade de bolas na rede, não faltou emoção no primeiro evento realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) desde março do ano passado, quando teve início a pandemia.
Melhor para Agafuc-RS, Apace-PB e Escema-MA, que largaram na frente na disputa pela taça. A decisão está marcada para domingo (31), às 10h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Atuais tricampeões nacionais, os gaúchos mostraram que vieram fortes mais uma vez. Com gol do pivô Nonato, artilheiro da Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, derrotaram a Uniace-DF por 1 a 0 no confronto que abriu a competição. Em seguida, foi a vez do Cedemac-MA, vice-campeão das últimas três edições, entrar em quadra e sentir o efeito da lei do ex. O ala Jardiel, goleador da equipe nas últimas temporadas, desta vez fez a alegria da rival Apace e marcou o gol do triunfo paraibano: 1 a 0.
O terceiro duelo na arena multiuso do CT reuniu Apadv-SP e Urece-RJ, que fizeram um jogo sem muitas emoções e não saíram do zero no placar.
Em compensação, as duas partidas seguintes tiveram desfechos eletrizantes. Primeiro, o ICB-BA, maior vencedor do nacional de fut5, com sete títulos, sofreu seu castigo na reta final do confronto diante da Escema. O grandalhão Derocy chutou e contou com um desvio na zaga baiana para garantir a vitória: 1 a 0. Já o Maestro-PR, que se reforçou com três jogadores da Seleção – Cássio, Jefinho e Guegueu – após o título da Série B em 2019, viu o favoritismo ruir faltando seis segundos para o fim de seu jogo contra a AMC-MT, que buscou o empate em 1 a 1 graças a Maxwell. Jefinho havia aberto o placar.
Fechando o dia, novo 0 a 0, desta vez entre Apadevi-PB e Ismac-MS. Os paraibanos chegaram a acertar a trave em chute do colombiano Juan Quintero. Do outro lado, os argentinos Maxi Espinillo e Daniel Iturria tentaram, mas não conseguiram passar pela forte defesa liderada pelo goleiro Matheus, da Seleção.
Mais fut5 nesta terça
As 12 equipes voltam à quadra para a segunda rodada. Confira os jogos:
09:00 CEDEMAC x URECE
10:30 APADV x APACE
12:00 ICB x MAESTRO
13:30 AMC x ESCEMA
15:00 AGAFUC x ISMAC
16:30 APADEVI x UNIACE
Vale lembrar que, ainda por questões de prevenção devido à pandemia de Covid-19, o CT Paralímpico está fechado ao público.
Sobre o torneio
O futebol de 5 já teve 32 edições com caráter de Campeonato Brasileiro – esta será a décima administrada pela CBDV. O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é o maior campeão, com sete taças: 2016, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009. A Adevibel-MG tem cinco conquistas, seguida por Apace-PB e Agafuc-RS, com quatro cada.
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de 5 brasileiro.
+ CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Fotos do evento.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)