Agenda de outubro: elite do futebol de cegos e Jogos Juvenis são destaques
Maxwell conduz a bola na quadra da arena multiuso do CT durante a final da Série A do ano passado; Nonato, da Agafuc, aparece na marcação e Léo está no canto direito da foto esperando pela sequência da jogada. Fotos: Taba Benedicto/ CBDV.

Agenda de outubro: elite do futebol de cegos e Jogos Juvenis são destaques

por Comunicação CBDV publicado 2024/10/01 11:16:22 GMT-3, Última modificação 2024-10-01T11:16:22-03:00
Antepenúltimo mês do ano terá quatro eventos com atletas da CBDV envolvidos; veja datas e se programe para acompanhar

01/10/2024
São Paulo/SP


O mês de outubro começa nesta terça-feira (1) com agenda cheia de eventos envolvendo atletas da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Os destaques são o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos - Série A, que acontecerá entre os dias 8 e 13, e os Jogos Juvenis da CBDV, cuja segunda edição será realizada entre os dias 17 e 23, ambos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Também haverá a participação da base do judô paralímpico em dois campeonatos sediados fora do país: o Youth German Open, na Alemanha, no dia 19, e os Jogos Mundiais Escolares, conhecidos como Gymnasiade, no Bahrein, no dia 25.


A elite do futebol de cegos reunirá 12 equipes, a partir da semana que vem, na capital paulista. Confira os times participantes:


Grupo A

AGAFUC-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos)
ESCEMA-MA (Escola de Cegos do Maranhão)
INV-SP (Instituto Nova Visão)
UNIACE-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal)

Grupo B

AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos)
ADEF-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal)
CORINTHIANS-SP (Sport Club Corinthians Paulista)
ADESUL-CE (Associação D'Eficiência Superando Limites)

Grupo C

APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos)
ACERGS-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul)
APADEVI-PB (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais)
APADV-SP (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais)


Na sexta-feira (4), a CBDV vai lançar o Guia Oficial da competição, com a relação de jogadores inscritos e a tabela completa de jogos. Estará disponível tanto no site quanto nas redes sociais da Confederação. O acesso do público ao CT é gratuito. O local fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5. Quem for de carro pode digitar "Centro Paralímpico Brasileiro" no seu aplicativo de navegação. Há estacionamento gratuito. De transporte público, a melhor alternativa é o ônibus da linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara, que parte do Terminal Jabaquara e passa por dentro do CT.


A base vem forte: juvenis em alta na segunda quinzena


Em 2023, os Jogos Juvenis da CBDV reuniram 99 atletas sub-23 que se destacaram nos Regionais de futebol de cegos e goalball e no Grand Prix e na Copa Loterias Caixa de judô paralímpico. Neste ano, o evento acontecerá pela segunda vez com este mesmo formato. Fora as competições, os esportistas das três modalidades podem acompanhar palestras com profissionais de diversas áreas e participar de atividades culturais. Como consequência da importância do projeto, a CBDV requisitou este ano e garantiu junto ao Ministério do Esporte a inclusão dos Jogos Juvenis na lista de eventos contemplados pelo Programa Bolsa Atleta.

 

53243800845_e75bd7f7fb_k.jpg
Dançarina executa sua performance durante abertura da edição passada dos Jogos Juvenis, em São Paulo.

 

Além dos Jogos Juvenis, haverá outras duas competições na segunda quinzena de outubro com ênfase nas promessas do paradesporto, ambas com participação de jovens judocas. O Brasil vai disputar o Youth German Open, torneio voltado a judocas paralímpicos de até 21 anos de idade que acontecerá na cidade de Heidelbebrg, na Alemanha. A delegação brasileira será composta de 11 atletas (CLIQUE AQUI PARA VER OS CONVOCADOS) e quatro membros da comissão técnica. Além da competição principal, haverá também um campo de treinamento no dia seguinte reunindo lutadores de diversos países. O embarque do grupo está previsto para o dia 17, em São Paulo.


Por fim, os Jogos Mundiais Escolares, conhecidos como Gymnasiade, acontecerão no Bahrein. Desde 2022, na Normandia, o megaevento passou a receber modalidades paralímpicas. Nesta edição, dos 26 esportes incluídos na programação oficial, quatro são paralímpicos: atletismo, badminton, judô e natação. A convocação dos judocas que defenderão o país será divulgada posteriormente nos canais oficiais da CBDV.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo