Brasil não dá chance a campeões paralímpicos e vence no goalball
Por Comunicação CBDV
24/08/2021
São Paulo/SP
A Seleção Brasileira masculina de goalball estreou com vitória convincente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Em duelo realizado nesta terça (24) à noite, os atuais bicampeões mundiais derrotaram ninguém menos do que a Lituânia, campeã da Rio 2016, por 11 a 2. Um dos destaques da partida foi o ala Parazinho, autor de quatro gols. Romário também marcou quatro vezes. Leomon (dois) e Emerson (um) fecharam a conta para o selecionado verde e amarelo.
"Trabalhamos cinco anos para que essa estreia fosse como uma final para a gente. Nós nos preparamos muito mentalmente e, sabendo do tamanho da torcida que o goalball tem, entramos mais confiantes de que tudo daria certo", disse Parazinho, que ainda destacou o fato de a partida ter sido exibida ao vivo pelo SporTV 2: "É uma conquista muito grande para o esporte paralímpico e a comunidade do goalball". A transmissão contou com os comentários da coordenadora nacional de arbitragem da CBDV, Carla da Mata.
+ Brasil e EUA levam ao Japão rivalidade histórica do goalball feminino
Agora, os rapazes dirigidos pelo técnico Alessandro Tosim voltam à quadra do Makuhari Messe Hall, palco das disputas da modalidade, para encarar os EUA na madrugada de quarta para quinta, a partir de 1h15 (de Brasília).
Invicto em grandes competições há cinco anos, desde a derrota para os norte-americanos na semifinal da Rio 2016, o Brasil mostrou por que é o líder do ranking mundial e colocou em prática o entrosamento habitual para fazer as transições e controlar o placar desde o princípio. O gol de Leomon abrindo o marcador deu o tom do que viria a seguir.
"Tudo o que trabalhamos ao longo do ciclo foi mostrado dentro de quadra. O adversário é muito qualificado, com vários títulos mundiais e medalhas paralímpicas. Então, estrear com uma vitória assim sobre a Lituânia é super importante para nossa equipe", falou Leomon.
Seguro no bloqueio principalmente das bolas do ala lituano Pavliukianec e abusando dos arremessos paralelos, o conjunto brasileiro incomodou demais os europeus, que tentavam devolver na mesma moeda, mas acabavam cometendo seguidas penalidades. O pivô Romário, atleta mais experiente do grupo, não deixou passar nada pelo meio da defesa e ainda relembrou os bons tempos de goleador da Seleção.
"No goalball, não tem segredo: é ter uma defesa muito sólida, compactada. E, aí, fomos construindo o jogo naturalmente no ataque", explicou Romário.
Sequência na competição
Bronze em 2016 e prata nos Jogos de Londres 2012, a Seleção masculina está em busca do inédito ouro paralímpico. Além dos Estados Unidos na próxima rodada, os brasileiros terão pela frente em seu grupo Japão e Argélia. Na outra chave, estão Alemanha, Bélgica, China, Turquia e Ucrânia. Os quatro melhores de cada grupo avançam aos playoffs. A decisão pelo ouro em Tóquio será disputada no dia 3 de setembro, às 7h30 (de Brasília).
Confira os demais jogos do Brasil na primeira fase (já nos horários de Brasília):
DIA 26 (quinta-feira)
01h15
EUA x BRASIL
DIA 27 (sexta-feira)
08h30
BRASIL x Argélia
DIA 28 (sábado)
21h00
Japão x BRASIL
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp