CBDV divulga calendário esportivo de eventos para 2020
Por Comunicação CBDV
03/12/2019
São Paulo/SP
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), por meio do seu Departamento Técnico e de Eventos, divulga nesta terça-feira (3) o calendário esportivo de 2020. O ano será de Jogos Paralímpicos de Tóquio, a partir de 18 de agosto, mas contará com diversas outras competições internacionais, nacionais e regionais, além das fases de treinamento das seleções de futebol de 5, goalball e judô.
Nossos judocas, por exemplo, mal iniciarão o ano e já se apresentarão no dia 2 de janeiro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a concentração visando o Campeonato das Américas, que será disputado de 9 a 14 de janeiro em Montreal, no Canadá.
Por sinal, dando sequência a um plano de trabalho que visa colocar os atletas frente a frente com os principais concorrentes no exterior, a modalidade será a mais "viajada" de todas. Só em fevereiro, haverá o Aberto da Alemanha e um intercâmbio em Madri, na Espanha. Os judocas terão ainda duas etapas do Grand Prix da IBSA fora do país, uma na Inglaterra, em abril, e outra no Azerbaijão, em maio.
Além disso, juntamente com o futebol de 5 e o goalball masculino, o judô embarca em março rumo a Tóquio para um torneio preparatório, o Tokyo International Judo Championship, do dia 6 ao dia 12. Na semana seguinte, os rapazes do futebol de 5 jogarão o Grand Prix da IBSA, enquanto a seleção de goalball estará envolvida no 2020 Goalball Training Camp, tudo na sede da Paralimpíada.
A ida para o maior evento do paradesporto mundial prevê uma fase de aclimatação na cidade de Hamamatsu, de 3 a 18 de agosto. Ao fim desta, as seleções chegarão a Tóquio para a Cerimônia de Abertura e buscarão as sonhadas medalhas para o Brasil – os Jogos de 2020 serão encerrados em 6 de setembro. O futebol de 5, único ganhador das quatro edições realizadas até hoje, tentará o penta. O goalball buscará, pela primeira vez, colocar as duas seleções no pódio – até hoje, a melhor colocação dos homens foi o vice, em Londres 2012, e das mulheres, o quarto lugar na Rio 2016. E o judô, tradicional fonte de conquistas para o país, tentará manter a tradição justamente na terra onde a modalidade nasceu.
Mulheres estreiam no futebol de 5
Em caráter nacional, a CBDV mantém todos os oito Regionais, as Copas Loterias Caixa e Supercopas de futebol de 5 e goalball, as duas etapas do Grand Prix de judô, a Copa Brasil de futebol B2/B3 e a Copa Brasil de powerlifting – que fecha o calendário, nos dias 21 e 22 de novembro.
A grande novidade será a realização do primeiro Festival de Futebol de 5 Feminino, no CT Paralímpico, em São Paulo, de 28 a 31 de maio. A ideia é abrir inscrições às interessadas e promover circuitos de treinamento. Será a primeira vez na história da Confederação que a modalidade receberá um evento específico para as mulheres.
CLIQUE AQUI para acessar o calendário completo de 2020.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)