CBDV fecha participação no Expo Brasil Paralímpico com campeões do goalball
Foto fechada no rosto do atleta Leomon Moreno, que usa um fone de ouvido e fala ao microfone que segura com a mão direita. Atrás dele, vê-se parte de um telão onde está escrito "Paradesporto". Foto: Alessandra Cabral/ CPB.

CBDV fecha participação no Expo Brasil Paralímpico com campeões do goalball

por Comunicação CBDV publicado 2024/11/23 20:48:00 GMT-3, Última modificação 2024-11-23T21:08:01-03:00
'Ação essencial para promover nossas modalidades e uma sociedade mais inclusiva', defende presidente Helder Maciel

23/11/2024
São Paulo/SP


Com a presença dos campeões brasileiros de goalball Danielle Longhini, Jéssica Vitorino e Parazinho, que ajudaram o Sesi-SP a ganhar os títulos na última sexta-feira, e do craque da Seleção Brasileira Leomon Moreno, eleito o melhor do mundo em 2022, a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) encerrou neste sábado (23) sua participação no Expo Brasil Paralímpico, evento que promoveu o paradesporto ao longo de quatro dias dentro da Reatech, uma das feiras mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência.


A Confederação levou ao público que compareceu ao São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, a experimentação das três modalidades paralímpicas que administra: futebol de cegos, goalball e judô paralímpico.


"Foi uma experiência muito boa. A gente coloca aquele óculos e não enxerga mais nada! Vendo de casa, às vezes a gente acha que é fácil, simples, mas é incrível saber como funciona de fato", disse o representante comercial Andrei de Oliveira, que testou suas habilidades com a famosa bola azul do goalball na quadra montada ao lado do estande da CBDV. Sob orientação do técnico da Seleção Brasileira masculina, Jônatas Castro, as pessoas utilizaram vendas para participar da ativação.

 

WhatsApp Image 2024-11-23 at 20.16.39.jpeg
Quadra com piso azul tem diversos pessoas no entorno observando a atividade de goalball. Uma pessoa vendada é orientada pelo atleta Parazinho, que está perto da trave de goalball. Outras duas pessoas vendadas estão nas posições das alas. Foto: Ana Deise/ CBDV.


O último dia da feira contou com a presença também das judocas Brenda Freitas e Érika Zoaga, ambas medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nos outros dias de feira, diversos outros atletas das três modalidades estiveram presentes e puderam interagir com os visitantes, que tiraram fotos e viram de perto as medalhas. "A participação da CBDV também cumpre um papel educacional e de conscientização, não apenas sobre os esportes, mas sobre a realidade das pessoas com deficiência visual. Ação essencial para promover nossas modalidades e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e empática", destacou o presidente da Confederação, Helder Maciel Araújo, que participou na quinta-feira do podcast "Além do Pódio", projeto do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), realizador do Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o UOL Esporte.


Além do estande e das ativações práticas das modalidades, a CBDV também se fez presente nos dias de evento com atletas e profissionais da área técnica participando de palestras dentro do VII Congresso Paradesportivo Internacional, que aconteceu simultaneamente dentro da feira e reuniu pesquisadores, doutores, mestres, alunos de pós-graduação, grupos de pesquisa, bem como profissionais de áreas afins para debates, cursos, oficinas e painéis de apresentação. 

 

ExpoBP_46.jpg
Estande da CBDV foi ponto de encontro para falar do esporte para pessoas com deficiência visual. Ele foi decorado com fotos de Parazinho, Ricardinho e Alana Maldonado na parede principal, além de ter sofás, uma mesa com duas cadeiras e um balcão com a logo da CBDV estampada na frente. Na imagem, quatro funcionárias a serviço da Confederação aparecem vestindo camisas polo pretas. Foto: Alessandra Cabral/ CPB.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo