CBDV promoverá quatro campos de treinamento de futebol para mulheres
Foto fechada nas mãos de uma menina que segura uma medalha onde se lê Fut Cegas e tem um desenho em alto relevo de uma atleta de cabelos compridos e vendada conduzindo uma bola. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

CBDV promoverá quatro campos de treinamento de futebol para mulheres

por Comunicação CBDV publicado 2025/01/15 14:27:03 GMT-3, Última modificação 2025-01-15T14:27:03-03:00
Ideia inicial é desenvolver no país a modalidade, que já tem a segunda Copa do Mundo marcada, com grupo jovem a partir de maio

15/01/2025
São Paulo/SP


CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) vai realizar nesta temporada quatro etapas de Camping de Treinamento de Futebol Feminino, cujo objetivo final é formar uma Seleção Brasileira para disputar as principais competições de futebol de cegas, dentre elas, a Copa do Mundo – depois da estreia em Birmingham 2023, que teve a Argentina campeã, a segunda edição do torneio está marcada para outubro deste ano, na Índia. A princípio, a ideia é começar o trabalho com um grupo jovem, com garotas de até 23 anos de idade que já participaram de Paralimpíadas Escolares ou vêm treinando em seus clubes.


"É importantíssima essa ação da CBDV, ter um calendário de futebol feminino. Será fundamental para a implementação no país. Vamos buscar uma metodologia que enfatize a observação e correção imediata, até porque a maioria das meninas trabalha pouco nos seus clubes sem ter jogado competições. Então, o foco inicial será aprimorar as capacidades físicas e motoras, além das questões táticas e físicas, para que elas possam compreender o jogo como um todo", explica o professor David Xavier, habituado a trabalhar com as categorias de base no masculino. Ele terá ao seu lado a auxiliar Thalita Ribeiro, que já ensina algumas garotas na Apadv-SP (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais).


Serão quatro encontros de uma semana, todos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo: maio, julho, setembro e novembro. David explica como pretende trabalhar com o grupo de convocadas – ainda não foi batido o martelo em relação ao número, mas ele espera contar com ao menos 12 garotas, sendo duas goleiras e dez atletas de linha.


"Trabalharemos fundamentados em três pilares: automatização, que é uma execução intuitiva, elas entenderem e automatizarem a realização dos movimentos; fluência da habilidade natural, para que executar tais movimentos da forma mais natural possível; e atitude substancial, que é um desenvolvimento mais significativo de elas compreenderem todo o desenvolvimento de habilidades técnicas, parte emocional, tudo relacionado ao jogo", conta o profissional, que também já ensina algumas meninas na Adesul (Associação D'Eficiência Superando Limites), do Ceará.

 

53132917551_26a402fcfd_h-1024x768.jpg
Foto mostra atleta argentina conduzindo a bola e tentando passar pela marcação de várias adversárias japonesas na final da Copa do Mundo de 2023, na Inglaterra. Foto: Richard Hall/ IBSA.

 

Em 2022, a CBDV promoveu o 1º Festival de Futebol de Cegas com a participação de 26 mulheres como forma de incentivar a prática da modalidade, o que começou a ser feito por algumas associações já filiadas à Confederação e que já tinham o futebol de cegos em sua rotina. No ano seguinte, a modalidade foi apresentada a atletas de outros esportes durante oficina realizada dentro dos Jogos Juvenis. Com o novo projeto, a CBDV espera, além de formar uma Seleção Brasileira, também:

  • incentivar a prática do futebol para mulheres cegas e com baixa visão em território nacional;
  • promover a equidade de gênero no esporte paralímpico;
  • capacitar e motivar profissionais para atuarem no futebol de cegas;
  • identificar e integrar novas atletas na modalidade;
  • incentivar a criação de equipes femininas de futebol para cegas no Brasil.

Vale destacar que o Comitê Paralímpico Internacional já sinalizou com a intenção de tornar a modalidade parte da grade dos Jogos Paralímpicos de 2032 ou até mesmo incluí-la ao menos como demonstração em Los Angeles 2028.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo