Com quadra dos Jogo de Paris testada e aprovada, goalball do Brasil está pronto para estreia
26/08/2024
Paris/FRA
Na próxima quinta-feira (29), os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam na prática para a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) com a estreia das equipes feminina e masculina de goalball do Brasil, que tiveram nos últimos dias a oportunidade de treinar e testar a quadra da Arena Paris 6, palco da modalidade no megaevento. Todos gostaram do que sentiram e, principalmente, ouviram durante a movimentação com bola. Assim, os rapazes estão prontos para defender o título conquistado em Tóquio 2020 e as mulheres, para buscarem seu primeiro pódio paralímpico na história.
"Uma quadra padrão internacional, com acústica boa. Claro que a gente não teve dificuldade com arquibancada, a quadra estava vazia, e precisamos ver como será com o local cheio de gente. Não houve problema com ruído de ar condicionado, o que é um ponto muito positivo. Vira e mexe, temos problema com isso. O piso está ok, as marcações [das linhas táteis] estão ótimas. Acho que dá para fazermos grandes jogos nessa quadra e lutarmos pelo ouro", diz a pivô Gaby, de 34 anos.
As mulheres farão sua estreia primeiro. A partir das 5h30 (de Brasília), encaram a Turquia, atual bicampeã paralímpica e campeão mundial. Mais tarde, às 12h30, os homens enfrentam a França, dona da casa.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A TABELA COMPLETA DO GOALBALL NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS 2024.
"A estrutura da quadra é muito boa. Conseguimos fazer bem o reconhecimento e ajustar os últimos detalhes para buscar o tão sonhado ouro biparalímpico", afirma o ala/pivô Romário, de 35, o mais experiente do grupo e único com quatro participações em Paralimpíadas – esteve em todas as edições desde Pequim 2008. "A gente sabe que é uma responsabilidade imensa manter o título. É pensar na primeira fase, degrau por degrau, que tudo dará certo", completou o jogador, dono também de uma medalha de bronze, na Rio 2016, e uma de prata, em Londres 2012.
Somadas as convocações das três modalidades da CBDV – futebol de cegos, goalball e judô paralímpico –, são 37 atletas e 25 membros de comissão técnica, totalizando 62 pessoas, a maior delegação da Confederação na história. Ao todo, o Brasil estará representado na França por 280 atletas, a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do país, superando os 259 convocados de Tóquio 2020.
LEIA MAIS SOBRE PARIS 2024:
- Confira 5 fatos curiosos sobre os Jogos Paralímpicos de Paris 2024
- Acompanhe a programação completa das nossas modalidades nos Jogos de Paris
- Saiba quem são todos os atletas medalhistas da CBDV na história dos Jogos Paralímpicos
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)