Corinthians se prepara para estreia do 'bando de loucos' no futebol de cegos
Vários jogadores vestindo camisas pretas e calções brancos estão reunidos em círculo dentro de um ginásio fechado ouvindo instruções do técnico da equipe. Ao fundo, na arquibancada, as pinturas das cadeiras formam a palavra Timão. Fotos: Fabricio Miguel/Corinthians.

Corinthians se prepara para estreia do 'bando de loucos' no futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2024/10/03 12:00:47 GMT-3, Última modificação 2024-10-03T12:00:47-03:00
Tradicional clube do futebol paulista vai participar do Campeonato Brasileiro da modalidade a partir da próxima semana

03/10/2024
São Paulo/SP


Não estranhe se você começar a escutar pessoas gritando o tradicional "Vai, Corinthians!" pelos corredores do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a partir da próxima semana. A invasão corintiana no palco sagrado do paradesporto nacional tem a ver com a estreia do centenário clube paulista no futebol de cegos. O Corinthians vai participar do Campeonato Brasileiro - Série A 2024 da modalidade, que começa no dia 8 e terá a final disputada no dia 13.


Em julho, houve uma parceria do time do Parque São Jorge com o Projeto Maestro da Bola, organização sem fins lucrativos fundada em 2017 pelo ex-jogador Ricardinho, ídolo do Timão e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002. O Maestro já vinha participando regularmente das competições organizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) desde 2018. O elenco será o mesmo dos torneios anteriores, com Cássio, Tiago Paraná e Jefinho como as principais estrelas, capitaneado pelo técnico Josinaldo Sousa, o Bamba. Mas, agora, vestindo o manto do "bando de loucos".


"O Maestro está sendo pioneiro neste movimento de se associar a um clube de camisa como o Corinthians. E espero que outras associações façam o mesmo, o que será muito bom para a modalidade. Um dia, ter um clássico como Corinthians x Palmeiras na Série A traria mais patrocínio, investimentos e faria a modalidade crescer ainda mais. Para mim, é uma honra defender esta camisa. Espero trazer ainda mais felicidade à torcida corintiana, diz o ala Jefinho, que completará 35 anos no próximo sábado e esteve no grupo do Brasil que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, no mês passado.

 

jef.jpg
Jefinho conduz a bola durante treino, enquanto Tiago Paraná, de costas, vai em direção ao colega. Atrás deles, observando, aparece o técnico Bamba,

 

O Corinthians está no Grupo B, ao lado de AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos), Adef-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) e Adesul-CE (Associação D'Eficiência Superando Limites). A estreia será na terça (8), às 14h, contra a Adef-DF. Nesta sexta, a CBDV vai lançar o Guia Oficial da competição, com a relação de inscritos e a tabela completa de jogos.


"Estamos ansiosos e animados com a receptividade do clube, que abraçou o futebol de cegos. A gente pretende abrir um precedente para outros clubes, outras associações, quem sabe até outras modalidades da CBDV. Acho que o movimento paralímpico tem muito potencial para se associar a grandes clubes, haja visto os resultados das últimas Paralimpíadas. Esperamos corresponder em quadra tudo o que o clube vem fazendo pela equipe", afirma a gestora do Maestro, Renata Pozzi.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo