Helder Maciel Araújo é eleito presidente da CBDV por aclamação
Helder, que é branco, baixo e usa o cabelo raspado, sorri no lado esquerdo. Ele veste terno preto e gravata cinza. Ao seu lado, mais alto e com a pele um pouco mais bronzeada, está Romário, que tem o cabelo preto, usa óculos escuros e veste blazer azul-marinho. Fotos: Taba Benedicto/ CBDV.

Helder Maciel Araújo é eleito presidente da CBDV por aclamação

por Comunicação CBDV publicado 2024/10/18 12:36:47 GMT-3, Última modificação 2024-10-18T12:36:47-03:00
Ex-jogador de goalball Romário será o secretário-geral, posição que Helder ocupou ao longo dos últimos dois mandatos

18/10/2024

O goiano Helder Maciel Araújo, de 47 anos, foi eleito presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) para o ciclo 2024-2028, em Assembleia Geral de Eleição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nesta sexta-feira (18). O ex-atleta da Seleção Brasileira de goalball Romário Diego Marques, de 35, foi eleito secretário-geral, posição que Helder exerceu ao longo das duas últimas gestões na Confederação.

A chapa Compromisso – Continuidade de um Trabalho com Excelência formada pela dupla venceu a eleição por aclamação. Helder assume o cargo imediatamente, em substituição a José Antônio Freire, que acaba de ser eleito presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e iniciará os trabalhos como mandatário do órgão máximo do paradesporto brasileiro em janeiro de 2025.

"Hoje é um dia muito emocionante, de muitas lembranças. Quero agradecer muito ao amigo José Antônio, que eu considero um irmão", discursou Helder, bastante emocionado, durante a Assembleia desta sexta. "Tivemos momentos muito difíceis à frente da CBDV. Quando assumimos em 2017, muita gente dizia que a Confederação não duraria meses. Mas fizemos uma Confederação muito grande e, junto com o Romário, vamos seguir este processo. Queria também agradecer muito ao Mizael. Se eu estou aqui hoje, é por conta dele, um cara que pensava muito à frente de todos nós, diferenciado. Ele me trouxe de Goiás para São Paulo e é tão grande que viu em mim uma pessoa leal. Posso ter muitos defeitos, mas a lealdade é algo muito forte em mim", disse.

WhatsApp Image 2024-10-18 at 12.27.02 (1).jpeg
Foto fechada no rosto de Helder durante discurso de posse. Ele segura o microfone com a mão direita, e é possível ver uma lágrima escorrer de seu olho direito pelo rosto.

Nascido em 18 de agosto de 1977 na cidade de Crixás (GO) com retinose pigmentar, doença que acomete a retina e provoca a perda gradativa da visão, Helder começou a carreira aos no judô aos 13 anos. Participou de três edições de Jogos Paralímpicos (Atlanta 1996, Sydney 2000 e Pequim 2008). Paralelamente à carreira nos tatames, já vinha atuando como militante do movimento de cegos. Foi diretor esportivo da ADVEG-GO (Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás) entre 1995 e 2000, diretor administrativo da FPDC (Federação Paulista de Desportos para Cegos) de 2000 a 2004, diretor esportivo e, posteriormente, presidente do Cesec-SP (Centro de Emancipação Social Esportiva de Cegos) entre 2004 e 2009, e vice-presidente da CBDV por duas gestões (2011-2017), assumindo como secretário-geral da Confederação nos dois mandatos seguintes (2017-2024).

Nas quatro gestões das quais participou na CBDV, ajudou as Seleções de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico do Brasil a conquistarem diversos feitos nos ciclos de Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e, mais recentemente, Paris 2024, quando a Confederação obteve seu melhor resultado de todos os tempos: quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes.

"A gente chegou aqui porque somos um grupo muito forte. E se deixarmos essa unidade nossa para trás, não conseguiremos fazer isso que a gente construiu. A CBDV cresceu demais nos últimos oito anos. E nosso olhar hoje é para o futuro, a transparência.  Vamos continuar juntos porque, juntos, ninguém poderá nos separar", finalizou Helder, que insistiu bastante na questão da união com as entidades filiadas.

Compuseram a mesa da Assembleia, além de José Antônio Freire, o presidente da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil), Beto Pereira, o presidente do CPB nas duas últimas gestões, Mizael Conrado, e Antonio José do Nascimento Ferreira, representando a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

WhatsApp Image 2024-10-18 at 12.26.33.jpeg
Foto da mesa que compôs a Assembleia mostra José Antônio de pé, discursando em um microfone que ele segura com a mão direita. Sentados, aparecem Mizael, Beto e Antônio José.

"Hoje, eu vim com a consciência do dever cumprido. A partir de março de 2017, eu e Helder viemos com um propósito de transformar e fazer com que as modalidades desenvolvidas pela CBDV conseguissem avançar com proposta, planejamento, para que chegássemos aonde chegamos hoje. Alguns legados ficam e certamente o novo presidente vai fazer uma gestão bem melhor, porque o crescimento é isso, um substituindo o outro. Quero agradecer a todos os funcionários da CBDV e a todas as comissões técnicas. E especialmente ao Helder, uma pessoa em quem acredito muito. Fez um trabalho excelente na secretaria geral e desejo a ele e ao Romário muito boa sorte", declarou José Antônio, na sua fala de despedida do cargo.

"Hoje é o dia do fim de uma etapa e início de uma jornada que será exitosa. O José Antônio conduziu a CBDV pensando no presente e no futuro. Se não considerarmos atletismo e natação, foi a Confederação que registrou os melhores resultados em Paris. Quero parabenizar o Jose Antônio no seu novo desafio e desejar sorte ao Helder", destacou Mizael Conrado. "O maior desafio desse período do Helder e de toda a sua diretoria é contribuir para que as instituições sejam cada dia mais fortes, sustentáveis e não dependam tanto dos recursos públicos. Desejo sorte e quero felicitar a todos", concluiu Antônio José.

Multicampeão no goalball será braço direito

Ao seu lado na diretoria executiva, Helder terá o ex-jogador da Seleção Brasileira de goalball Romário, que se despediu das quadras após o bronze conquistado nos Jogos de Paris. Presente nas principais conquistas do país desde 2011, Romário soma um ouro, uma prata e dois bronzes em Paralimpíadas, quatro ouros em Parapan-Americanos e três ouros em Campeonatos Mundiais.

"Quero agradecer ao Helder pela confiança em me convidar para ser o secretário-geral e dizer que para mim é motivo de muita felicidade estar aqui. Sei da responsabilidade que tenho e não tenho dúvidas de que lutarei junto com a equipe da CBDV na gestão da mesma forma que lutei nas quadras", disse o agora ex-jogador, sobre o novo desafio na carreira.

WhatsApp Image 2024-10-18 at 12.27.02 (2).jpeg
Romário faz seu discurso em um microfone que ele segura com a mão direita. A foto está fechada nele, da altura do peito para cima. Ele está em um ambiente fechado, com spots de luz no teto acima dele.

Novos conselheiros eleitos

Durante a assembleia, também foram eleitos os novos integrantes dos Conselhos Fiscal e de Administração – este último, por aclamação. Confira a relação:

Conselho de Administração

• Roberta de Souza Aranha Cascione - membro independente
  • Sumaia de Vasconcellos Miguel - membro independente
  • Carlos Ajur Cardoso Costa
  • Fernando Dias da Silva
  • Deanne Silva de Almeida
  • Leandro Moreno - presidente Conselho de Atletas da CBDV

Conselho Fiscal

Titulares

• Renata Pozzi Rodrigues Neves (presidenta) - 46 votos
  • Gilson Batista de Souza - 41 votos
  • Alex Francisco Lili - 31 votos

Suplentes

• Edvaldo Ribeiro de Lima - 18 votos
  • José Aparecido de Souza - 16 votos
  • José Roberto Dias - 13 votos

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.