Judô e medalhistas do goalball são atração da CBDV na abertura da Reatech
20/11/2024
São Paulo/SP
A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) marcou presença, nesta quarta-feira (20), na abertura do Expo Brasil Paralímpico, evento que acontece entre os dias 20 e 23 de novembro dentro da Reatech, uma das feiras mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
O público que compareceu ao São Paulo Expo, espaço para eventos localizado na zona sul da capital paulista, teve a chance de experimentar o judô paralímpico acompanhado de alguns atletas da Seleção Brasileira, como Larissa Silva, Rebeca Silva, Lúcia Araújo e Thiego Marques, todos integrantes da delegação do país nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, em setembro. Primeiro, o técnico da Seleção Jaime Bragança coordenou alguns exercícios físicos de aquecimento. Depois, as pessoas puderam aprender um pouco das técnicas de luta diretamente com os judocas.
"Gostei bastante porque, quando eu era criança, eu lutava judô. Então, quando eu lutei com o Thiego, eu lembrei dessa época. Achei bem legal porque é diferente, mas também parecido com o que a gente vê nas Olimpíadas. Então, eu gostei bastante de conhecer", conta a estudante Raissa Ribeiro Ferraz, de 15 anos, que não tem deficiência visual, assim como o também estudante Bruno Silva Custodio, de 18: "Achei maravilhoso esse espaço que fizeram para o judô. Eu luto há 12 anos, então, foi bem legal ter atletas da nossa Seleção. Foi uma ótima experiência!".
Mais tarde, o estande da Confederação recebeu a presença dos jogadores Parazinho e Leomon Moreno, medalhistas de bronze com a Seleção Brasileira de goalball na edição francesa da Paralimpíada que tiraram fotos e interagiram com os visitantes. Eles vêm participando do Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontece no CT Paralímpico, vizinho ao pavilhão de eventos do São Paulo Expo, e cujas semifinais serão disputadas nesta quinta, com transmissão ao vivo.
O Expo Brasil Paralímpico é um evento idealizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que fez a parceria com a Reatech para poder apresentar o Movimento Paralímpico e conscientizar sobre a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência, como uma ferramenta de reabilitação, promoção da saúde, de inclusão social e de desenvolvimento pessoal.
Além das ativações com as modalidades que a administra, a CBDV também terá profissionais de diferentes áreas participando como palestrantes do VII Congresso Paradesportivo Internacional, que acontecerá simultaneamente dentro da feira. Nesta quarta, por exemplo, o técnico da Seleção feminina de goalball, Alessandro Tosim, falou sobre esporte e deficiência visual. A programação completa, sujeita a alterações, está disponível aqui. O Congresso, organizado desde 2010 pelo CPB, é direcionado a estudantes e profissionais que trabalham ou têm o desejo de trabalhar com o esporte paralímpico. A cada edição, o evento reúne pesquisadores, doutores, mestres, alunos de pós-graduação, de grupos de pesquisa, professores e alunos de Educação Física e profissionais de áreas afins para debates, cursos, oficinas e painéis de apresentação de pesquisas que abordam o paradesporto como tema principal.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)