Seleção de base de goalball é campeã no masculino e prata no feminino na Espanha
01/12/2024
São Paulo/SP
A Seleção Brasileira juvenil de goalball conquistou neste domingo (1) ouro com os garotos e prata com as meninas nas respectivas finais do Torneio Cidade de Barcelona, competição realizada na Espanha que reuniu 12 equipes, seis em cada categoria. Na decisão masculina, o Brasil voltou a encarar os franceses do CSAVH Lyon, adversários da estreia e, assim como na primeira ocasião, venceram, desta vez por 13 a 7. Foi o bicampeonato brasileiro, campeão em 2022. Na disputa do título feminino, quem levou a melhor foram as suecas da FIFH Malmö, mais experientes do que as jovens brasileiras, pelo placar mínimo: 2 a 1. As meninas do Brasil repetiram a campanha de dois anos atrás, quando também ficaram com o segundo lugar.
"Foi uma conquista muito especial, principalmente por ser a primeira internacional. Agradecer aos meus companheiros e ao professor, que me deu confiança e apoio. E é isso, continuar firme para seguir evoluindo e conquistando muito mais", falou o ala Marcos Vinícius, do Sesi-SP. Além dele, defenderam o time masculino do Brasil os jogadores Fabio Junior (Insep-SP), Marco Antônio (Adevirp-SP), Elysson de Souza (Sesi-SP), Braian Araújo (Insep-SP) e Sharlley Silva (Apace-PB). O grupo é comandado pelo técnico Gabriel Goulart e seu auxiliar, Edmar Sampaio.
"Foi uma experiência muito boa, acho que isso vai acrescentar muito na nossa evolução enquanto time. Jogamos contra uma equipe forte, que disputou a Malmö Cup, e de igual para igual. Estávamos unidas do início ao fim e não abaixamos a cabeça, acho que foi bom para todas", analisou a ala/pivô Carol Senna, do IRM-PR. A equipe feminina, treinada por Marcio Rafael e pelo auxiliar Rene Quintas, contou no elenco ainda com Amanda Braz (Insep-SP), Aline Rodrigues (Assobecer-PE), Graziele Mendes (Capital/Cetefe-DF), Kemilly Costa (Capital/Cetefe-DF) e Bruna Gomes (Capital/Cetefe-DF).
Ainda integraram a delegação brasileira a psicóloga Isabella Brunelli, o fisioterapeuta Emílio Alvarenga e o chefe de delegação, Luis Felipe Castelli, que é coordenador de Seleções da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). O Torneio Cidade de Barcelona encerrou oficialmente o calendário 2024. Confira todos os resultados:
Sexta-feira, 29
Masculino
- Romênia 11 x 1 Hungria
- BRASIL 9 x 4 CSAVH Lyon (FRA)
Feminino
- BRASIL 4 x 1 Alemanha
- Hungria 1 x 10 Ucrânia
Sábado, 30
Masculino
- Hungria 2 x 12 Catalunha
- BRASIL 10 x 0 Sport Leipzig (ALE)
- Romênia 5 x 15 Catalunha
- CSAVH Lyon (FRA) 14 x 7 Sport Leipzig (ALE)
- SEMIFINAL: Catalunha 7 x 10 CSAVH Lyon (FRA)
- SEMIFINAL: Hungria 1 x 11 BRASIL
Feminino
- BRASIL 7 x 4 Catalunha
- Hungria 0 x 10 FIFH Malmö (SWE)
- Alemanha 10 x 0 Catalunha
- Ucrânia 2 x 8 FIFH Malmö (SWE)
- SEMIFINAL: BRASIL 2 x 1 Ucrânia
- SEMIFINAL: Alemanha 2 x 5 FIFH Malmö (SWE)
- DISPUTA DO 5º LUGAR: Hungria 6 x 5 Catalunha
Domingo, 1
Masculino
- DISPUTA DO 5º LUGAR: Sport Leipzig (ALE) 10 x 18 Romênia
- DISPUTA DO BRONZE: Catalunha 10 x 0 Hungria
- FINAL: CSAVH Lyon (FRA) 7 x 13 BRASIL
Feminino
- DISPUTA DO BRONZE: Ucrânia 3 x 8 Alemanha
- FINAL: BRASIL 1 x 2 FIFH Malmö (SWE)
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)