Seleção de fut5 se adapta a Japão diferente do visitado na Copa de 2014
Por Comunicação CBDV
19/08/2021
São Paulo/SP
As fotos parecem tiradas de lugares completamente distintos. As imagens do título mundial de 2014 conquistado pela Seleção Brasileira de futebol de 5 em Tóquio mostram blusas, gorros, luvas... Sinais do frio intenso que a delegação enfrentou para ir buscar o então quarto caneco da nossa história. Corte a cena e pule para 2021, Hamamatsu, palco da aclimatação brasileira antes dos Jogos Paralímpicos. Jogadores suando litros, bebendo muita água e se protegendo do sol.
É a este "novo" Japão que o time busca se adaptar antes da estreia na competição, no dia 28, contra a China.
+ CLIQUE AQUI e confira a tabela de jogos do fut5 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
"Quando a gente disputou o Mundial de 2014, pegamos bastante frio desde a aclimatação. E, agora, o cenário é oposto, com muito calor. E precisaremos aprender a lidar com isso. Eu, particularmente, prefiro o frio porque desgasta menos o atleta. E eu, como um bom gaúcho, tenho de gostar de frio, né? (risos). Mas o calor é para todas as equipes", diz o ala Ricardinho.
Ele é um dos sete atletas convocados para a atual Paralimpíada que estiveram na campanha vitoriosa do tetra mundial. Além do gaúcho de Osório, completam essa lista o goleiro Luan, os fixos Cássio e Damião, o pivô Nonato e os alas Jefinho e Gledson.
#Acessibilidade: foto da delegação de 2014 posando no campo com as medalhas do titulo mundial. Todos os atletas usam camisetas de manga longa por baixo do uniforme e os membros do estafe técnico vestem agasalhos grossos, luvas e gorros.
Em Hamamatsu, cidade localizada a 250 km da capital japonesa, os termômetros na casa dos 30 graus e a elevada umidade do ar tornam a hidratação hábito ainda mais indispensável para suportar os treinos de preparação. A equipe de fut5 vai se deslocar até a Vila Paralímpica neste fim de semana, quando a adaptação a outro elemento importante – o fuso – já estará mais ajustada.
"Já termos jogado no Japão nos dá uma experiência. Esta é a quarta ocasião em que venho para cá. Até em relação ao fuso, que é o principal desafio do atleta, a gente vai aprendendo. Esta é a vez em que estou conseguindo me adaptar mais rapidamente, vamos pegando algumas manhas", complementa Ricardinho.
Além da China, o Brasil enfrenta na primeira fase Japão e França. Lembrando que a competição é disputada no formato de todos contra todos dentro dos grupos, em turno único. Na outra chave, estão Argentina, Espanha, Marrocos e Tailândia. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. A final será disputada no dia 4 de setembro, às 5h30 (de Brasília). Semifinal e final terão transmissão ao vivo da Globo.
Patrocínios
O futebol de 5 tem patrocínio das Loterias Caixa.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)