Seleção masculina de goalball concorre a prêmio de melhor equipe
Por Comunicação CBDV
15/10/2019
São Paulo/SP
O Comitê Paralímpico das Américas (APC, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (15) os nomes das quatro indicadas ao prêmio de Melhor Equipe do mês de agosto, baseado no desempenho delas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. A seleção brasileira masculina de goalball, medalhista de ouro no Peru, concorre com o time masculino de basquete em cadeira de rodas dos Estados Unidos, o selecionado feminino de basquete do Canadá, e a seleção argentina de bocha.
O público pode votar até o dia 22 de outubro na página da entidade. Segue o link AQUI. Ao acessar a página, no lado direito, a equipe brasileira já é a primeira opção.
Os comandados do técnico Alessandro Tosim conquistaram seu terceiro título parapan-americano com uma campanha invicta: seis vitórias, 70 gols a favor e 20 contra. Na decisão, no dia 31 de agosto, derrotaram os americanos por 12 a 9. Líder do ranking da IBSA, associação internacional que comanda os esportes para deficientes visuais, o Brasil é também o atual bicampeão mundial.
"É com muito orgulho que a gente recebe essa notícia. Na verdade, tudo isso é um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de alguns anos. E a gente vê hoje o goalball na televisão, sendo transmitida uma partida ao vivo", disse Tosim, referindo-se à final do campeonato nacional da modalidade, exibido no último domingo pelo SporTV3 – foi a primeira partida entre clubes da história mostrada na TV brasileira.
"Isso mostra o quanto esses atletas que estão na seleção e os que passaram por lá contribuíram de alguma forma para o engrandecimento da modalidade. A gente vê hoje o Brasil com uma equipe muito forte, que certamente brigará pelo ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Um parabéns para todos os envolvidos, CBDV, CPB, toda a comissão técnica da seleção brasileira masculina e, principalmente, as estrelas do goalball masculino, que são esses atletas fenomenais", completou o treinador.
Normalmente, o prêmio da APC é entregue a um só atleta por mês, mas, por conta do Parapan, o Comitê decidiu desmembrá-lo em agosto em três categorias: Melhor Atleta Mulher, Melhor Atleta Homem e Melhor Equipe – a nadadora colombiana Sara Vargas foi a vencedora entre as mulheres, e o salvadorenho Herbert Aceituno, do powerlifting, levou o título masculino.
Confira os ganhadores de 2019 até o momento:
Janeiro: Johanna Sossa y Johana Martínez (COL) – tênis em cadeira de rodas
Fevereiro: Rebeca Valenzuela Álvarez (MEX) – atletismo
Março: Matías Pino (CHI) – tênis de mesa
Abril: DANIEL MARTINS (BRA) – atletismo
Maio: Sherman Güity (CSR) – atletismo
Junho: Luis Flores (CHI) – tênis de mesa
Julho: Juan Carlos Garrido (CHI) – powerlifting
Agosto: Sara Vargas (COL) – natação – Melhor Atleta Mulher
Herbert Aceituno – powerlifting – Melhor Atleta Homem
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Crédito da foto: Douglas Magno / EXEMPLUS / CPB