Seleção masculina de goalball estreia como o time a ser batido em Tóquio
Por Comunicação CBDV
23/08/2021
São Paulo/SP
Líder do ranking da modalidade após dois títulos mundiais consecutivos (2018 e 2014), a Seleção Brasileira masculina de goalball estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio nesta terça (24), às 21h (de Brasília), com status de time a ser vencido na competição. O duelo com cara de decisão diante da Lituânia, atual campeã paralímpica, terá transmissão ao vivo do SporTV 2.
Desde a derrota para os Estados Unidos na semifinal da Rio 2016, o sexteto comandado pelo técnico Alessandro Tosim não soube mais o que é perder em grandes torneios, a começar pela disputa do bronze da edição brasileira dos Jogos, com a vitória por 6 a 5 sobre a Suécia que confirmou o terceiro lugar. Foi a segunda medalha paralímpica da história da modalidade – prata em Londres 2012.
+ SAIBA MAIS: Romário quer completar seu legado no goalball com o ouro paralímpico
Na campanha do bi mundial de 2018, em Malmö, na Suécia, foram dez vitórias em dez jogos, incluindo o 7 a 6 sobre os lituanos, adversários desta noite em Tóquio, na semifinal. Na Malmö Cup de 2019, sete vitórias em sete confrontos confirmaram o título. Naquele mesmo ano, o troféu do Parapan de Lima veio com seis triunfos seguidos.
"O time está muito bem. Todos os atletas estão focados para a competição, fizemos grandes treinos. Vamos entrar contra a Lituânia já em ritmo competitivo. Essa fase de grupos será pesada, todas as seleções estão preparadas, mas estamos prontos para qualquer confronto", garante Tosim.
Jogos e sistema de disputa
Além da Lituânia, os brasileiros terão pela frente os EUA, medalhistas de prata há cincos anos, o anfitrião Japão e a Argélia, atual campeã africana. No outro grupo, estão: Alemanha (campeã europeia e vice mundial), Bélgica, China (campeã asiática), Turquia e Ucrânia.
O torneio será disputado dentro das próprias chaves, todos contra todos em turno único. Os quatro melhores de cada avançam aos playoffs, totalizando oito classificados para as quartas de final. A partir daí, os cruzamentos são feitos da seguinte maneira: o primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto colocado do outro, e o segundo de um grupo encara o terceiro do outro. Os ganhadores passam às semifinais, quando se define quem lutará por ouro ou bronze na competição.
Confira a tabela completa dos jogos do Brasil na primeira fase (já nos horários de Brasília):
DIA 24 (terça-feira)
21h00
BRASIL x Lituânia
DIA 26 (quinta-feira)
01h15
EUA x BRASIL
DIA 27 (sexta-feira)
08h30
BRASIL x Argélia
DIA 28 (sábado)
21h00
Japão x BRASIL
+ AGENDA PARALÍMPICA: Confira a programação diária de nossas modalidades nos Jogos de Tóquio.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)