Seleção masculina de goalball inicia novo ciclo sem referência de Romário
31/01/2025
São Paulo/SP
Acostumada a contar com os gols, as defesas e a experiência do ala/pivô Romário, a Seleção Brasileira masculina de goalball iniciou um novo ciclo sem um dos maiores nomes da modalidade em todos os tempos, que se aposentou após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e foi eleito secretário-geral da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) pouco depois. A primeira Fase de Treinamentos do ano, que será realizada em São Paulo de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, foi a estreia do grupo sem seu vitorioso jogador que participou de todas as conquistas da equipe desde 2007, ano em que foi convocado pela primeira vez.
"Já havia a cara de Romário para a grande maioria do grupo de atletas. Então, agora temos a missão de entrar nesse novo momento respeitando toda a história que foi construída por ele e por outros que passaram antes dele. Cada um vai colocar o seu jeito dentro de quadra, mas o mais importante é respeitar a identidade do goalball brasileiro. Agora, vocês carregam esta responsabilidade", explicou o técnico Jônatas Castro, na preleção antes do início do treino de quinta-feira, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Para o início do trabalho no ciclo de Los Angeles 2028, a comissão técnica convocou 13 jogadores – nas palavras do treinador, os que mais se destacaram no último Campeonato Brasileiro - Série A, disputado em novembro. Além das atividades práticas em quadra, os atletas passaram por um acompanhamento de toda a equipe multidisciplinar em avaliações físicas, médicas, nutricionais, psicológicas e fisioterápicas. O mesmo está sendo feito com o grupo de 11 jogadoras da Seleção feminina.
Este ano, a cidade de São Paulo vai sediar o Campeonato das Américas de Goalball. Campeão tanto no feminino quanto no masculino há três anos, o Brasil defenderá os títulos entre os dias 26 de julho e 6 de agosto. Ainda não há confirmação dos países participantes. A última edição – que seria realizada em 2021 mas acabou adiada em alguns meses em função da pandemia de COVID-19 – reuniu 13 países e mais de 130 atletas em 82 partidas disputadas.
Leia também
- China será sede do próximo Campeonato Mundial de Goalball, em 2026
- Instituições têm até o dia 10 para solicitar compra de bolas de goalball à CBDV
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)