Seleções de goalball são convocadas para o Campeonato das Américas
Por Comunicação CBDV
24/01/2022
São Paulo/SP
Estão definidos os nomes dos 12 atletas, seis no feminino e seis no masculino, que defenderão o Brasil no Campeonato das Américas de goalball, marcado para fevereiro, em São Paulo. Antes do torneio começar, no dia 18, eles se reunirão para a segunda Fase de Treinamentos do ano, entre os dias 7 e 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, palco da competição.
Com duas mudanças em relação ao grupo que conquistou a inédita medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe masculina defenderá o título de 2017, quando o evento também foi sediado na capital paulista. Eis os convocados:
Alas
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS - Cetefe/DF
EMERSON ERNESTO DA SILVA - Apace/PB
JOSEMARCIO DA SILVA SOUZA (“PARAZINHO”) - Sesi/SP
LEOMON MORENO DA SILVA - Santos/SP
Pivôs
IVANILSON IDALINO DA SILVA (“SON”) - Sesi/SP
ROMÁRIO DIEGO MARQUES - Icemat/MT
"A renovação já é uma marca registrada no nosso grupo. Em todo término de ciclo, acontece alguma. Sabemos que todos estão bem-preparados e jogariam em qualquer seleção do mundo. O nosso foco é o Campeonato Mundial. Que a gente consiga fazer uma grande competição!", diz o técnico Alessandro Tosim.
Ele se refere ao Mundial da China, que será disputado em junho, na cidade de Hangzhou. O Brasil é o atual bicampeão e já tem lugar assegurado na competição, o que não acontece com as meninas, que buscarão sua vaga justamente via Campeonato das Américas – os dois primeiros colocados de cada categoria carimbam passaporte rumo à Ásia.
Será o primeiro evento da Seleção feminina após a troca no comando técnico – Dailton Nascimento saiu após os Jogos de Tóquio e deu lugar a seu antigo auxiliar, Jônatas Castro, que promoveu diversas mudanças na equipe. As convocadas foram:
Alas
DANIELLE VILAS LONGHINI - Sesi/SP
JÉSSICA GOMES VICTORINO - Cetefe/DF
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA ALA - Cetefe/DF
Pivôs
ANA GABRIELLY BRITO ASSUNÇÃO - Sesi/SP
LARISSA SANTOS DO ESPÍRITO SATURNINO - Santos/SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA - Sesi/SP
"Um sexteto que parece bem renovado, mas a gente conta com meninas experientes. Quatro delas estiveram nos últimos Jogos Paralímpicos. E a gente espera que essa experiência seja suficiente para representar em quadra a escola de goalball do Brasil. Além disso, mesmo as mais novas vêm sendo observadas desde o ciclo anterior em competições de jovens. Então, é uma equipe renovada, mas não inexperiente", pondera Jônatas.