Série A de futebol de 5 larga com chuva de gols e favoritos no topo
Por Comunicação CBDV
28/10/2019
São Paulo/SP
Uma primeira rodada com muita bola na rede. Foi assim que as 12 equipes da Série A deram largada nesta segunda-feira à Copa Loterias Caixa de futebol de 5. Com seus artilheiros inspirados, os times favoritos ao título começaram bem as campanhas que culminarão na sonhada final do próximo domingo (3), às 9h20 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Ao todo, foram marcados 20 gols em seis partidas (média de mais de três por confronto), número bem superior aos 11 anotados na rodada inaugural da edição passada. Atual bicampeã, a Agafuc-RS abriu a competição com goleada sobre a UBC, da Bahia: 4 a 0, com três gols de Ricardinho e um de Thiago Paraná.
Logo no confronto seguinte, ficou claro que a briga pela artilharia promete ser acirrada. No clássico paulista, a Apadv bateu o Cadevi também por 4 a 0, e com outro atleta indo às redes três vezes: o colombiano Jhon González jogou demais e foi o destaque. Gledson anotou o outro.
Mas ninguém comemorou mais gols nesta rodada do que os baianos do ICB, do craque Jefinho. E o atleta da seleção nem foi o maior carrasco da ADVP, de Petrolina, pois marcou só uma vez. João Silva fez três, e Selmi, outros dois.
Os demais duelos foram mais equilibrados. Com dois gols de Jardiel, o Cedemac-MA derrotou o Ismac-MS: 2 a 1. Apadevi-PB e AMC-MT ficaram no 1 a 1 – os mato-grossenses conseguiram empatar a 17 segundos do término do jogo. Por fim, o clássico carioca entre Urece e CEIBC terminou 1 a 1.
+ CONFIRA CLASSIFICAÇÃO, TABELA E ARTILHARIA.
Visita especial no CT
Silvia, Nickollas, Jefinho e Fábio posam de frente para a câmera. A mãe e o jogador seguram uma camisa oficial do torneio, com o logo do Atacadão destacado no peito. O garoto está com uma bola de futebol de 5 nas mãos
A convite da Apadevi-PB, dois torcedores ilustres estiveram presentes no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas que narra as partidas para o filho deficiente visual, levou o garoto para acompanhar os craques do futebol de 5. Neste ano, eles receberam o prêmio Fifa Fan Award, honraria dedicada aos torcedores e fãs de futebol.
"Quando a gente fala que esses jogadores precisam de oportunidades, que eles são capazes de tudo, aqui é a prova disso", comentou Silvia. Ela e o filho entrara na quadra pouco antes do jogo entre Apadevi e AMC. Nickollas recebeu das mãos do craque Jefinho uma bola de futebol de 5 de presente.
Sobre a Copa Loterias Caixas
A principal competição de clubes do Brasil chega à sua nona edição desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) começou a administrá-la, em 2011. A então Copa Brasil foi disputada pela primeira vez em 1984, na capital paulista. Contudo, o IPC – Comitê Paralímpico Internacional – reconhece como primeiro campeonato entre clubes o acontecido na Espanha, em 1986.
A Copa Brasil passou a se chamar Copa Loterias Caixa em 2014, quando teve início a parceria com a atual patrocinadora. O ICB (Instituto de Cegos da Bahia) é o maior campeão de todos os tempos, com sete troféus, seguido pelos mineiros da Adevibel, com cinco, e os paraibanos da Apace, que colecionam quatro títulos.
Fora de quadra, a edição deste ano conta ainda com uma novidade: pela primeira vez, a competição terá dinheiro privado investido, graças à parceria que a CBDV fechou com a rede de supermercados atacado-varejista Atacadão via Lei de Incentivo ao Esporte.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)