Tamanduá-bandeira Dudu é eleito mascote oficial da CBDV
Um mascote de tamanduá-bandeira usando uma camisa azul com a palavra "BRASIL" em branco. Ele segura um troféu dourado em uma pata e uma medalha na outra, que tem o logotipo da CBDV. O mascote usa óculos de proteção e está em um fundo azul claro com o logotipo da CBDV ao lado. À esquerda, há três variações menores do mascote: uma com uma bola azul e o número 10 na camisa, outra com uma bola de futebol e a mesma camisa, e a última vestida com um quimono de judô.

Tamanduá-bandeira Dudu é eleito mascote oficial da CBDV

por Comunicação CBDV publicado 2025/04/11 11:41:00 GMT-3, Última modificação 2025-04-11T11:42:04-03:00
Simpático mamífero, conhecido pela baixa visão, teve 60,3% dos votos, contra 39,7% do cão-guia Faro

11/04/2025
São Paulo/SP


O tamanduá-bandeira Dudu foi eleito como mascote oficial da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). O simpático mamífero, que tem como uma das características possuir baixa visão, venceu a votação pela internet com 60,3% das escolhas dos internautas, contra os 39,7% do cão-guia Faro. Aberta ao público, a eleição teve início no dia 27 de março e ficou aberta até o dia 10 de abril. Contou com 2.643 votos válidos.


"A escolha do tamanduá-bandeira Dudu como mascote oficial da CBDV simboliza o compromisso da Confederação com a valorização da identidade nacional e dos valores que regem o esporte paralímpico: superação, dedicação e inclusão. Dudu será um embaixador da nossa missão, fortalecendo o vínculo com o público e representando, com orgulho, a imagem da entidade", diz o presidente da CBDV, Helder Araújo.


A criação da mascote ficou por conta da Agência EA, parceira da Confederação. "Dudu carrega a essência do brasileiro, sempre otimista e com um sorriso largo, refletindo a superação e a valorização da vida. É um personagem que não só cativa, mas também inspira a comunidade a ir além", explicou Eduardo Willian, diretor de criação da agência. 


Dudu é um tamanduá-bandeira com corpo robusto e pernas curtas. Ele tem orelhas grandes e arredondadas, com a parte interna em um tom rosado. A pele do tatu é predominantemente preta e cinza, com um nariz marrom escuro. As garras são longas e afiadas, de cor clara, contrastando com o corpo escuro.

Um mascote em forma de tamanduá está em pé sobre um pódio na posição número 1. Ele veste um uniforme azul com detalhes amarelos e a palavra "BRASIL" escrita na frente. O mascote segura um troféu dourado em uma pata e uma medalha na outra. A medalha tem o logotipo da CBDV. O pódio tem três posições, numeradas de 1 a 3, com a posição 1 sendo a mais alta. O mascote usa óculos de proteção e tem uma expressão alegre.
Dudu ganhou com folga a votação online.

 

Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo