Jogos Juvenis viram motivação extra no Regional Centro-Norte
Com uma camiseta verde e calção branco com listra lateral na mesma cor da camisa, Alvaro, da Acelgo, conduz a bola durante jogo, próximo da marcação de Daniel Iturria. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Jogos Juvenis viram motivação extra no Regional Centro-Norte

por Comunicação CBDV publicado 2024/05/15 17:31:26 GMT-3, Última modificação 2024-05-15T17:31:26-03:00
Atletas com até 23 anos poderão ser convocados para competição que acontecerá em outubro, em São Paulo

15/05/2024
Brasília/DF


Como se não bastasse a disputa pelo título e, para algumas equipes, a possibilidade de carimbar a vaga na Série B do Campeonato Brasileiro, o Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos 2024 tem ainda a motivação para os atletas sub-23 aptos a serem convocados para os Jogos Juvenis da CBDV, evento que acontecerá pela segunda vez, em outubro, na capital paulista, reunindo as revelações do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico que tenham até 23 anos de idade. Em Brasília (DF), palco do Centro-Norte, são 15 nomes tentando passar pelo funil que resultará na seleção com dez jogadores da região.


Alguns deles já estiveram presentes na primeira edição dos Jogos Juvenis, no ano passado, e desejam repetir a experiência, como o ala Álvaro Augusto, de 18 anos, da Acelgo-GO (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás), presente também nas convocação da Seleção Brasileira de base e medalhista de ouro no Parapan de Jovens de Bogotá 2023. "Os Jogos Juvenis são uma competição é incrível e, além das partidas, tem os treinamentos. É importante para dar rodagem pra gente e evoluir no futebol", destacou.


Outros sonham com a primeira convocação para evento, como o goleiro Luiz Henrique Moreno, de 16, da Uniace-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal). "Estou muito feliz por disputar o Regional Centro-Norte pela primeira vez e espero fazer uma boa competição para, quem sabe, ser convocado", explica o filho do ala Leandro Moreno, que também joga goalball e foi medalhista de prata em Londres 2012.

 

177A7581.JPG
No banco de reservas, goleiro Luiz Henrique Moreno olha em direção à câmera. Ao seu lado está o atleta Reginaldo.


Em 2023, os Jogos Juvenis reuniram 99 atletas e tiveram como campeãs as equipes do Sudeste e Nordeste. Fora as competições, os esportistas das três modalidades tiveram palestras com profissionais de diversas áreas e atividades culturais. Como consequência da importância do projeto, a CBDV requisitou este ano e garantiu junto ao Ministério do Esporte a inclusão dos Jogos Juvenis na lista de eventos contemplados pelo Programa Bolsa Atleta.


Adef se recupera e Uniace vence a segunda


A segunda rodada do Regional Centro-Norte agitou o Ginásio Vera Cruz, no Setor Militar Urbano (SMU) e teve a recuperação dos atuais campeões da Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), que se recuperaram da derrota na estreia e venceram a Acelgo, do Álvaro, por 1 a 0, gol do argentino Daniel Iturria. O outro time "da casa", a Uniace fez 2 a 1 na ADVP-PA (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas) com dois do chileno Victor Silva, que é um dos artilheiros da competição, com quatro ao todo.


Quem divide com o chileno o posto de goleador é Maxwell, que também marcou duas vezes no triunfo da AMC-MT por 3 a 0 (Associação Mato-Grossense de Cegos) diante do CFCP-PA (Clube de Futebol para Cegos do Pará). Raynã fez o terceiro gol do duelo. Na última partida da rodada, o Ismac-MS (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) bateu a Udevima-AM (União dos Deficientes Visuais de Manaus) por 1 a 0, gol de Teófilo Sanches.


O torneio vai até sábado e reúne oito equipes de seis estados – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Elas estão divididas em dois grupos com quatro times cada que jogam entre si em turno único. Classificam-se às semifinais os dois melhores de cada chave. Trata-se do último Regional da modalidade no ano, após a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) levá-lo a Cachoeirinha (RS) e João Pessoa (PB). Todos são classificatórios para o Campeonato Brasileiro Série B 2024, em setembro.


Confira a tabela completa da competição:

 

REGIONAL CENTRO-NORTE DE FUTEBOL DE CEGOS 2024
JOGO HORÁRIO       GRUPO
Terça-feira, 14 de maio
Jogo 01   AMC 3 X 0 UDEVIMA A
Jogo 02   ISMAC 2 X 1 CFCP A
Jogo 03   ADEF 0 X 1 ADVP B
Jogo 04   UNIACE 2 X 0 ACELGO B
Quarta-feira, 15 de maio
Jogo 05   ADEF 1 X 0 ACELGO B
Jogo 06   UNIACE 2 X 1 ADVP B
Jogo 07   AMC 3 X 0 CFCP A
Jogo 08   ISMAC 1 X 0 UDEVIMA A
Quinta-feira, 16 de maio
Jogo 09 09:30 CFCP   X   UDEVIMA A
Jogo 10 10:45 AMC   X   ISMAC A
Intervalo
Jogo 11 14:30 ACELGO   X   ADVP B
Jogo 12 15:45 ADEF   X   UNIACE B
Sexta-feira, 17 de maio
Jogo 13 09:30 1º Grupo A   X   2º Grupo B Semi 1
Jogo 14 10:45 1º Grupo B   X   2º Grupo A Semi 2
Sábado, 18 de maio
Jogo 15 09:00 Perdedor Semi 1   X   Perdedor Semi 2 Bronze
Jogo 16 10:15 Vencedor Semi 1   X   Vencedor Semi 2 Final

 

Desde que a CBDV passou a administrar a modalidade, em 2011, já foram realizadas 11 edições do Regional Centro-Norte. A AMC é a maior ganhadora, com cinco títulos. Os outros seis estão distribuídos por seis equipes diferentes, sendo a Adef a atual campeã. Não houve disputa em 2021 e 2020 por conta da pandemia. 

 

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo