Judô paralímpico será atração pelos próximos três dias dentro e fora do Brasil
Atletas brasileiros estão reunidos em círculo, alguns de quimono azul e outros de quimono branco, O piso do tatame na sala de treinamento em Tiblisi tem placas de borracha vermelhas e amarelas e o teto, que é baixo, tem spots de iluminação redondos. Foto: Divulgação/ CBDV.

Judô paralímpico será atração pelos próximos três dias dentro e fora do Brasil

por Comunicação CBDV publicado 2024/05/17 16:02:21 GMT-3, Última modificação 2024-05-17T16:02:21-03:00
Último qualificatório para Paris 2024, na Geórgia, e Grand Prix nacional, em São Paulo, agitam a programação da modalidade

17/05/2024
Brasília/DF


O judô paralímpico será atração pelos próximos três dias com quase 200 atletas brasileiros em ação dentro e fora do país. Na Geórgia, a Seleção Brasileira vai disputar entre sábado e domingo o Grand Prix de Tiblisi, último torneio qualificatório da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Em São Paulo, na segunda-feira, acontecerão as etapas do Grand Prix de Judô Paralímpico e da Copa Loterias Caixa, torneios organizados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) equivalentes aos campeonatos brasileiros da modalidade.


Após a última atualização feita pela IBSA descontando os atletas eliminados da classificação oftalmológica, a corrida para a classificação à Paralimpíada francesa ficou bastante favorável para o Brasil, que teria hoje representantes em 13 das 16 categorias previstas no programa dos Jogos de Paris. Os resultados no derradeiro torneio do circuito internacional definirão quantos atletas a Seleção levará ao principal evento paralímpico do planeta. Confira quem foi chamado para o GP de Tiblisi e a respectiva situação em relação à zona de classificação:

 

 

NOME COMPLETO

CATEGORIA

CLUBE

RANKING

SITUAÇÃO

1

ROSICLEIDE SILVA DE ANDRADE

48 KG – J1

ADEVIRN-RN

CLASSIFICADA

2

LARISSA OLIVEIRA DA SILVA

57 KG – J1

CFCP-PA

FORA DA ZONA

3

LÚCIA DA SILVA TEIXEIRA ARAUJO

57 KG – J2

ITC-SP

DENTRO DA ZONA

4

BRENDA SOUZA DE FREITAS

70 KG – J1

CEIBC-RJ

CLASSIFICADA

5

ALANA MARTINS MALDONADO

70 KG – J2

AMEI-SP

CLASSIFICADA

6

ERIKA CHERES ZOAGA

+70 KG – J1

ARDV-MT

CLASSIFICADA

7

REBECA DE SOUZA SILVA

+70 KG – J2

AMEI-SP

CLASSIFICADA

8

ELIELTON LIRA DE OLIVEIRA

60 KG – J1

AMJ-SP

CLASSIFICADO

9

THIEGO MARQUES DA SILVA

60 KG – J2

AEPA-PA

DENTRO DA ZONA

10

HARLLEY DAMIÃO PEREIRA DE ARRUDA

73 KG – J1

ITC-SP

DENTRO DA ZONA

11

ARTHUR CAVALCANTE DA SILVA

90 KG – J1

ICEMAT-MT

CLASSIFICADO

12

MARCELO ADRIANO DE AZEVEDO CASANOVA

90 KG – J2

RDJ-RS

CLASSIFICADO

13

WILIANS SILVA DE ARAÚJO

+90 KG – J1

CEIBC-RJ

CLASSIFICADO

14

SERGIO FERNANDES JUNIOR

+90 KG – J2

CEIBC-RJ

DENTRO DA ZONA

 

As lutas serão transmitidas ao vivo NESTE LINK. Vale lembrar que todos os torneios do último ano do ciclo paralímpico, ou seja, entre junho de 2023 e junho de 2024, valem o dobro de pontos. Confira quanto cada posição na competição rende de pontuação aos atletas:

  • Ouro: 420 pontos
  • Prata: 300 pontos
  • Bronze: 240 pontos
  • 5º lugar: 120 pontos


Na primeira etapa do circuito deste ano, disputada em Heidelberg, na Alemanha, em fevereiro, o Brasil conquistou seis medalhas, sendo dois ouros, três pratas e um bronze, e ficou em terceiro na classificação geral, atrás de China e Ucrânia, mesma posição obtida em Antalya, na Turquia, quando o país somou oito pódios: dois ouros, três pratas e três bronzes.


Além dos 14 judocas que brigam por classificação, o Brasil ainda levará quatro jovens atletas, já pensando no próximo ciclo paralímpico. São eles:

 

 

NOME COMPLETO

CATEGORIA

CLUBE

1

Hellen Cordeiro Machado

57KG – J2

ISMAC/MS

2

Millena Ribeiro de Freitas

+70KG – J1

CEIBC/RJ

3

Danilo David Gerônimo Silva

73KG – J1

FROPE/RO

4

Gabriel Ferreira Rodrigues

60KG – J1

ISMAC/MS

 

O judô paralímpico é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.


Grand Prix nacional reúne mais de 90 judocas no CT


A primeira etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico organizado pela CBDV vai reunir cerca de 90 atletas na próxima segunda-feira (20), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A maioria dos judocas que vêm representando a Seleção Brasileira estará ausente, pois lutará na Geórgia. Ainda assim, nomes de peso da modalidade vão lutar na capital paulista, como Antônio Tenório, de 53 anos, dono de seis medalhas paralímpicas (quatro ouros, uma prata e um bronze).


CLIQUE AQUI para acessar a relação de inscritos no torneio FEMININO.

CLIQUE AQUI para acessar a relação de inscritos no torneio MASCULINO.


Paralelamente ao Grand Prix, vai acontecer a Copa Loterias Caixa, torneio voltado a iniciantes que contará com mais de 80 participantes. As lutas começarão às 9h (de Brasília) e ocorrerão ao longo de todo o dia. A entrada no local é gratuita.


CLIQUE AQUI para acessar a relação de inscritos.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo