Medalhistas paralímpicos da CBDV participam de evento em parque paulista
26/08/2022
São Paulo/SP
O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) realizará neste domingo, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, um evento simbólico para marcar os dois anos que faltam até os Jogos de Paris 2024. A ação, chamada de Arena Paralímpica, tem como objetivo apresentar modalidades ao público em geral e contará com a presença de alguns medalhistas, entre eles, dois atletas da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais): a judoca Alana Maldonado e o ala Parazinho, da Seleção de goalball. Ambos conquistaram o ouro nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021. O evento, gratuito, acontece das 9h às 16h.
Os demais atletas envolvidos na ação são: Carol Santiago (natação), Daniele Rauen (tênis de mesa), Evani Calado (bocha), Mariana D'Andrea (halterofilismo), Raissa Rocha (atletismo) e Vinícius Rodrigues (atletismo). O Parque Villa-Lobos fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, número 2.001, no bairro Alto dos Pinheiros, na capital paulista.
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris está marcada para o dia 28 de agosto de 2024. Em Tóquio, o Brasil fez sua melhor campanha com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, que lhe rendeu a sétima posição no megaevento. Destas medalhas, cinco foram conquistadas por modalidades da CBDV: além de Alana (ouro) e Parazinho (Seleção masculina de goalball), já citados, Lúcia Araújo e Meg Emmerich ganharam um bronze cada no judô e a Seleção Brasileira de futebol de cegos faturou o seu quinto ouro na história - é o único país até hoje vencedor da modalidade em Paralimpíadas.
Comitê traça planejamento para Paris
De acordo com planejamento divulgado pelo CPB, a delegação brasileira na capital francesa deverá ser maior que os 234 atletas que foram a Tóquio. Para os Jogos de Paris 2024, a expectativa é de que cerca de 250 esportistas representem o Brasil. Os critérios de classificação e distribuição de vagas são divulgados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Confira aqui os critérios por modalidade (as regras do badminton e do basquete ainda não foram divulgadas).
"Estamos trabalhando para que em Paris 2024 tenhamos um resultado ainda melhor do que em Tóquio. Não está sendo fácil, dados os desafios que enfrentamos ao longo deste ciclo, começando pelo fato de ele ser menor que todos os demais. Mas nossos atletas estão tendo todas as condições de chegar em Paris no mais alto rendimento para escrever um novo capítulo histórico para o Movimento Paralímpico Brasileiro", diz Mizael Conrado, presidente do Comitê.
A meta na próxima edição dos Jogos é se manter entre os oito melhores e conquistar de 70 a 90 medalhas. A capital francesa deverá receber, ao todo, 4.400 atletas de 182 países para disputas em 22 modalidades. Vale lembrar que duas delas administradas pela CBDV sofreram mudanças importantes nas regras para este ano: o futebol de cegos teve o tempo de jogo reduzido de 20 para 15 minutos em cada tempo, e o judô alterou a classificação visual e as categorias de peso.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico do Brasil.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)