O judô entrou para a grade paralímpica nos Jogos de Seul, em 1988, somente na categoria masculina. A estreia das disputadas femininas veio 16 anos depois, em 2004, nos Jogos de Atenas.
No Brasil, a modalidade começou a ser praticada no início da década de 80. E a primeira participação internacional foi em 1987, no torneio de Paris. No ano seguinte, na Paralimpíada de Seul, o país conseguiu três medalhas de bronze, com Leonel Filho, Júlio Silva e Jaime de Oliveira, iniciando uma grande trajetória de conquistas na modalidade.
A primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos veio em Atlanta, 1996, com a lenda Antônio Tenório, que depois conquistou outras cinco, sendo três douradas, uma prata e um bronze. As primeiras mulheres brasileiras a subirem no pódio foram Karla Cardoso e Daniele Silva, na Grécia. Alana Maldonado, em Tóquio, foi a primeira mulher a conquistar um ouro. No total, o judô já rendeu ao país 33 medalhas na história dos Jogos, sendo nove ouros, 11 pratas e 13 bronzes.
No Brasil, o número de atletas que participam das competições da CBDV gira em torno de 200, enquanto no mundo, de acordo com a lista do Ranking Mundial da IBSA, existem mais de 500 competidores de quatro continentes e aproximadamente 50 países.
Ranking Nacional
A CBDV possui um Ranking de Clubes para futebol de cegos e goalball que leva em conta resultados nos torneios regionais e nacionais. No caso do judô paralímpico, o ranking é de atletas e a validade dele será a mesma do ciclo paralímpico, ou seja, a cada fim de ciclo, o ranking é zerado.
CLIQUE AQUI para acessar o Ranking Nacional de Judô Feminino (atualizado em JANEIRO/2025).
CLIQUE AQUI para acessar o Ranking Nacional de Judô Masculino (atualizado em JANEIRO/2025).
Critérios de Convocação
A comissão técnica da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico possui alguns critérios utilizados nas convocações dos atletas para as Fases de Treinamento e competições. Para acessar o documento contendo tais critérios, CLIQUE AQUI.
Notícias do Judô

Seleção Brasileira de judô paralímpico é convocada para Campeonato Mundial
País lutará em Astana, no Cazaquistão, representado por 20 atletas; competição será realizada entre os dias 13 e 15 de maio

Tamanduá-bandeira Dudu é eleito mascote oficial da CBDV
Simpático mamífero, conhecido pela baixa visão, teve 60,3% dos votos, contra 39,7% do cão-guia Faro

Com Leomon, Ricardinho e Erika Zoaga, Força Paralímpica vence a eleição do Conselho de Atletas
Votação organizada pela CBDV contou com 393 votos; mandato valerá por quatro anos

CBDV realiza eleição para Novo Conselho de Atletas nesta quinta-feira
Votação acontecerá por meio de um link online a partir das 9h (horário de Brasília)

NÃO PERCA: confira todos os eventos da CBDV no mês de abril
Goalball tem jogos da Seleção na Alemanha e segue com dois Regionais; Liga Nacional de Futebol de Cegos estreia neste sábado