
Seleção Brasileira de futebol de cegos inicia treinamentos mirando ciclo paralímpico de 2028
07/02/2025
São Paulo/SP
Na última quarta-feira (5), a Seleção Brasileira de futebol de cegos iniciou a primeira Fase de Treinamentos no CT Paralímpico, em São Paulo. Quinze atletas foram convocados para os treinamentos, que acontecem de 5 a 12 de fevereiro.
Dando o pontapé inicial para o ciclo dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles de 2028, os atletas se reuniram já focados nas novas regras da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), que determinaram o retorno dos jogos com dois tempos de 20 minutos, após a mudança de 2022, que havia reduzido para 15 minutos. Além disso, outras alterações foram implementadas, como a introdução de cinco janelas para substituições, penalidades e mais.
"A modalidade tem muito a ganhar com a mudança. A nova regra faz com que cada vez mais as seleções e equipes se profissionalizem. Aqueles que não buscarem melhorar e se profissionalizar ficarão para trás", afirmou Cesinha, treinador da Seleção Brasileira, que assumiu o cargo em novembro de 2024 e tem a missão de guiar o Brasil ao lugar mais alto do pódio nas Paralimpíadas de 2028.
"Achei legal (a mudança), pois isso beneficia as equipes que treinam e se preparam para um tempo maior de jogo. Vai permitir que possamos buscar a oportunidade de tentar a vitória", avaliou Nonato, atleta tricampeão paralímpico que recentemente conquistou o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris.
A Seleção volta a se reunir entre os dias 7 a 14 de março. CLIQUE AQUI para conferir o calendário completo de treinos das Seleções do Brasil no ano.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)