Seleção Brasileira faz treino com alunos de judoca medalhista em Los Angeles 1984
27/06/2024
São Paulo/SP
A Seleção Brasileira de judô paralímpico recebeu nesta quinta-feira (27) a visita dos judocas comandados pelo sensei Douglas Vieira, de 64 anos, primeiro brasileiro a disputar uma final olímpica, em Los Angeles 1984, ocasião na qual ficou com a prata. Hoje supervisor da modalidade no Club Athletico Paulistano, o paranaense nascido em Londrina recebeu o convite da comissão técnica do Brasil liderada pelos senseis Alexandre Garcia e Jaime Bragança. Ao todo, cerca de 70 atletas encheram a sala de judô do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, em atividade com quase duas horas de duração.
"Dentro das possibilidades de contribuir com os judocas paralímpicos, trazer o meu pessoal para treinar é uma experiência muito gratificante. Além de ajudá-los, vai ajudar os meus atletas, também, a questão da sensibilidade, das pegadas, dos golpes. A grande importância disso tudo é o intercâmbio que estamos fazendo para eles poderem ter diferentes formas de ataque e defesa", explicou o medalhista de prata. Naquele ciclo, Douglas, então estudante de educação física, derrotou na seletiva o paulista Aurélio Miguel, que quatro anos mais tarde ganharia o ouro para o Brasil nos Jogos de Seul.
A Seleção Brasileira de judô paralímpico está reunida desde segunda-feira para a quinta Fase de Treinamentos do ano, a penúltima antes da viagem da delegação para a capital francesa. A comissão técnica chamou 20 atletas, sendo seis mais jovens que estão sendo preparados já para o próximo ciclo. A etapa de treinos acontecerá até o dia 4 de julho.
O Brasil ainda não sabe quantos judocas poderá levar a Paris, pois o ranking da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) está sendo finalizado. Até a última atualização, o Brasil tinha representantes em 13 das 16 categorias previstas no programa dos Jogos. A convocação oficial feita pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) está inicialmente prevista para o dia 11 de julho. Nesta semana, já foram feitas as convocações do futebol de cegos e goalball, as duas outras modalidades administradas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) presentes na grade paralímpica.
Os judocas brasileiros terão ainda uma última fase de treinamentos, em agosto, pouco antes da viagem à França.
Vale lembrar que o judô paralímpico é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.
LEIA MAIS SOBRE PARIS 2024:
- Confira todos os atletas medalhistas da CBDV na história dos Jogos Paralímpicos
- Seleção Brasileira de futebol de cegos 'antecipa' aclimatação para Jogos Paralímpicos
- A pouco mais de 2 meses para Paris, Seleções de goalball ajustam detalhes
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)