Seleção de futebol de cegos vai à Argentina para primeiro desafio do ano
21/03/2022
São Paulo/SP
A Seleção Brasileira de futebol de cegos embarca no início de abril para Buenos Aires, na Argentina, onde vai disputar a Tango Cup, primeiro de quatro torneios ao longo do ano que abrem o ciclo da modalidade rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O técnico Fábio Vasconcelos convocou dez atletas e mesclou alguns veteranos do grupo com novatos que ele pretende colocar em quadra o máximo possível para ganhar experiência. Veja a lista:
Goleiros
LUAN DE LACERDA GONÇALVES - Agafuc/RS
MATHEUS COSTA BUMUSSA - Apace/PB
Fixos/ Alas
MAICON JÚNIOR DOS SANTOS MENDES - Apace/PB
SAMIR SANTANA DA SILVA - Apadv/SP
Alas
GLEDSON DA PAIXÃO BARROS - Maestro/PR
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA - Apace/PB
LUCAS PEREIRA CAETANO - Apace/PB
MAXWELL CARVALHO VALENTE - Acelgo/GO
TIAGO DA SILVA - Maestro/PR
Pivô
JARDIEL VIEIRA SOARES - Apace/PB
"Jardiel foi para a Paralimpíada, mas jogou pouco. Maicon precisa de rodagem. Quis montar essa Seleção sem os atletas principais que resolvem, como o Cássio, Ricardo, Jefferson, Nonato. Agora serão os mais jovens que vão ter a responsabilidade de brigar pela conquista. Será o primeiro torneio do Luquinha, Samir. São atletas que estão evoluindo bastante", explica o treinador brasileiro. A média de idade dos convocados é de 24,5 anos.
A Tango Cup vai reunir Brasil, Inglaterra, e os times principal e juvenil da Argentina. De 5 a 7 de abril, todos jogam contra todos e os dois que somarem mais pontos fazem a final no dia 8. Os demais disputam o bronze. Esta será a quarta edição do torneio, a segunda com participação dos brasileiros. Confira o retrospecto:
1ª Edição - agosto de 2018
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Japão
2ª Edição - junho de 2019
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina A
Quarto: Inglaterra
3ª Edição - novembro de 2019
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina Sub-21
Quarto: Peru
Será, também, a primeira competição interseleções desde as mudanças nas regras implementadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) em 2022. A principal, que se refere à redução no tempo de jogo de 20 para 15 minutos cronometrados, teve influência direta na escolha dos convocados.
"Preciso de um grupo intenso o tempo todo para estarmos sempre sufocando o adversário. Daí também a importância desses atletas mais jovens", avalia Fábio, que espera repetir a experiência de trabalhar com jogadores já consagrados com outros vindos da Seleção de base nos demais eventos do ano: Desafio das Américas (julho), em São Paulo, IBSA World Grand Prix (agosto), em Paris, e Copa América (outubro), em Buenos Aires.
"Não me lembro, como atleta ou treinador, de termos um ano com quatro competições. Será bem interessante para rodar o grupo, mas sem perder o foco de manter a base para Mundial e Parapan, que é onde buscaremos a vaga a Paris", pondera o comandante, referindo-se aos eventos de 2023: a Copa do Mundo será em Birmingham, na Inglaterra, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos serão em Santiago, no Chile, em novembro.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)