Sete judocas do Brasil entram em ação na madrugada deste sábado
27/05/2022
São Paulo/SP
A Seleção Brasileira de judô paralímpico estreia neste sábado (28) no Grand Prix de Nur-Sultan, no Cazaquistão. Sete dos 13 atletas convocados – a exceção é Alana Maldonado, que precisou fazer uma cirurgia e não viajou – pisarão no tatame do Palácio de Artes Marciais "Jekpe-Jek" a partir da 1h da madrugada (de Brasília) com as lutas preliminares. As finais começam às 6h45. Haverá transmissão ao vivo nestes dois links: TATAME 1 e TATAME 2.
O torneio é o segundo dos três programados pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) para 2022. O evento que fecha o ciclo dos Grand Prix acontecerá em São Paulo, nos dias 2 e 3 de julho. Eles são importantes porque valem pontos no ranking mundial, que serve como base posteriormente para a definição dos classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Vale lembrar que o Brasil chega com moral ao Cazaquistão depois de ter ficado em primeiro lugar na classificação geral do GP de Antalya, na Turquia, em abril, quando conquistou oito medalhas, sendo seis de ouro. Vários brasileiros desembarcarão na Ásia com o status de líderes do ranking mundial. Isto porque a nova lista foi formulada em cima dos resultados de cada competidor na Turquia – foi a primeira competição disputada nas novas regras da modalidade que levam em conta as modificações das classificações visuais e dos pesos feitas neste ano.
Neste sábado, lutarão as mulheres da categoria até 48 kg e até 57 kg (J1 e J2) e os homens até 60 kg e até 73 kg, também das duas classificações visuais. Dos brasileiros, estarão em ação Rosicleide Andrade (48 kg / J1), Giulia Pereira (48 kg / J2), Larissa Oliveira (57 kg / J1), Lúcia Araújo (57 kg / J2), Elielton Oliveira (60 kg / J1), Thiego Marques (60 kg / J2) e Harlley Arruda (73 kg / J1). No domingo, será a vez do torneio feminino nos pesos até 70 kg e acima de 70 kg e no masculino, até 90 kg e acima de 90 kg. Na ocasião, defenderão o Brasil: Brenda Freitas (70 kg / J1), Erika Zoaga (+70 kg / J1), Rebeca Silva (+70 kg / J2), Arthur Silva (90 kg / J1) e Wilians Araújo (+90 kg / J1).
CLIQUE AQUI para conferir o chaveamento completo do Grand Prix de Nur-Sultan.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)